Esteja por dentro de como o estudante de Direito pode se posicionar no mercado

O mercado de trabalho pode ser assustador para aqueles que não sabem como se posicionar nele e até mesmo não é levado em consideração quando ainda está na faculdade. O que muitos não sabem é que as bancas jurídicas têm buscado profissionais que desde o estágio até a formação em Direito demonstrem interesse em contribuir na produção intelectual e que tenham perfil visionário.

Dessa forma, trouxemos alguns itens importantes que podem ser adotados por acadêmicos, em relação ao posicionamento de mercado e desenvolvimento da própria marca pessoal.

1. Utilize a rede social Linkedin: ele não serve apenas para cadastrar currículo. A rede possibilita construir networking e possíveis negócios. Complete o seu perfil incluindo um resumo atrativo, experiências, habilidades e comece a publicar conteúdo, adicionar pessoas influentes da área de Direito, profissionais renomados de outras áreas como Gestores de Recursos Humanos, Gerentes Jurídicos, Empresários, Professores, entre outros.

2. Crie uma conta temática no Instagram: essa conta pode ser criada para falar sobre matérias do direito que você se identifica, dicas de leitura, contar sobre a rotina de estudante e levar temas interessantes aos seus seguidores. É importante tomar cuidado com a superexposição, pois nem sempre ela favorece o profissional, principalmente em áreas que devem transmitir credibilidade e seriedade como a área do direito.

3. Estude Marketing Jurídico e Marketing Digital: leia o código de ética da profissão para ter ciência das ações estratégicas de marketing que são permitidas. Não é permitida a mercantilização da advocacia, então você deve estabelecer estratégias que sejam coerentes com o código, sendo a produção intelectual umas das mais importantes para fortalecer a marca do escritório.

4. Acompanhe profissionais que se destacam no mercado: veja o que esses profissionais estão fazendo para se destacar em suas áreas de atuação. Pesquise os principais escritórios jurídicos do país e do seu estado. Veja quem são os profissionais, quais as áreas atendidas, sobre o que eles escrevem, como eles se comunicam nas redes sociais, imprensa e sites.

5. Aprenda técnicas de oratória: se você é tímido estude formas de se libertar dessa timidez. Você irá passar por muitas situações de comunicação em público, portanto é necessário trabalhar a desenvoltura, dicção, oratória e perder a vergonha.