MENU
Menu Principal

Vai apresentar o TCC? Aprenda como preparar a mente e dominar a apresentação


às 19h11
Compartilhe:

Chegar ao fim da graduação é um momento cheio de emoções. A ansiedade de se jogar no mundo como um profissional completo aumenta cada vez mais quando se está perto do fim, mas antes existe aquele medo do famoso TCC, o qual é primordial para finalizar o curso. Visando diminuir o nervosismo trouxemos algumas dicas para você que está prestes a apresentar o trabalho de conclusão de curso. Dê uma olhada!

1. Assista à apresentação de outras bancas

As apresentações de TCC são abertas na maioria das instituições, então aproveite para observar como os alunos se comportam e preste atenção no processo da defesa, incluindo as perguntas que a banca direciona aos examinados. Isso vai ajudar a tirar dúvidas e a se preparar melhor caso sejam feitas as mesmas perguntas

2. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada

Opte sempre por alimentos leves, saudáveis e cheio de energia, como peixes, alimentos ricos em ômega 3, que ajudam a memória, carboidratos complexos e frutas. Certifique-se também de comer regularmente: café, lanche, almoço, lanche e jantar, no mínimo, vão garantir um corpo bem nutrido e pronto para encarar as emoções da apresentação do TCC. 

3. Faça exercícios vocais e corporais

Um corpo equilibrado sustenta ainda mais a mente, então é preciso se dedicar um pouco mais a esses exercícios. É importante não exagerar em exercícios físicos ou em alimentação pesada nos dias anteriores à apresentação, e de preferência, fazer um alongamento. Isso vai ajudar a ter mais energia para defender seu trabalho quando chegar a hora. Dê maior atenção a voz, faça exercícios vocais, beba bastante água e tenha um bom descanso.

4. Faça meditação ou algum exercício que ajude a relaxar antes

O dia que antecede é tão importante quanto o dia da apresentação, é um momento fundamental. É aconselhável tirar esse dia para se dedicar a atividades relaxantes, que deixem o nervosismo de lado. Ouvir música, sair para um passeio leve, ver um filme, conversar com os amigos, se dedicar a um hobby são boas opções. 

Compartilhe: