Glossário: Ao pé da letra!

A editoria Glossário desta semana vem traduzir alguns termos utilizados entre os profissionais de pedagogia.

Anota aí!

1 – Tecnicista – a pedagogia tecnicista tem origem norte-americana. Adota o modelo empresarial, com o objetivo de adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, seu ensino é voltado diretamente para produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.

2 – Psicomotricidade – é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.

3 – Professorado – “classe dos professores”, expressão utilizada para designar a categoria desses profissionais.

4 – Andragógico – é a ciência de ajudar os adultos a aprender, apresenta-se, atualmente, como uma alternativa à pedagogia e refere-se à educação centrada no aprendiz para pessoas de todas as idades.

5 – Coeducação –  Educação simultânea e conjunta, escolar ou extra-escolar, de crianças ou jovens dos dois sexos.

Fique de olho no site da Faculdade São Luís de França, toda semana a editoria estará de volta trazendo curiosidades e explicações das mais diversas áreas.