No dia da criação do IBGE conheça a sua importância e como funciona

6 de julho é comemorado o dia da criação do IBGE, a data é referente ao lançamento do Decreto de lei nº 24.609, de 1934, que institui a criação do IBGE. Porém, oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística só surgiu em 29 de maio de 1936, com a regulamentação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ele é responsável por recolher e repassar para a população informações e dados relevantes sobre o país e para compreender um pouco mais sobre a grande importância do IBGE, é necessário conhecer alguns dos indicadores e informações que são divulgados pelo instituto, que são divididos em 3 principais categorias:

1. Indicadores econômicos:

– Consiste na inflação medida através do IPCA, INPC, IPCA-15 ou IPP;

– Custo do metro quadrado;

– Variação no PIB e PIB per capita.

2. Indicadores sociais

Os indicadores sociais metrificados pelo IBGE são de extrema relevância, suas principais informações sociais divulgadas pelo instituto, são:

– População estimada;

– Nível de desemprego;

– Renda média mensal da população;

– Nível de escolarização e analfabetismo;

– Fecundidade;

– Mortalidade infantil.

3. Indicadores da Agropecuária

Informações sobre o comércio de leite, ovos, suínos, sojas, café, cana-de-açúcar, entre outros importantes produtos da agropecuária nacional, são divulgados pelo IBGE periodicamente, ou seja, as informações divulgadas pelo IBGE podem dar um norte ao planejamento nacional, além de divulgar dados que a população, em geral, sempre busca saber para avaliar o país.

Principais funções do IBGE

Algumas das principais atribuições de responsabilidade do IBGE, destaca-se a organização e aplicação dos censos demográficos.

No Brasil, o censo é realizado de 10 em 10 anos e avalia o perfil dos brasileiros, tanto a nível econômico, social, educacional e etc.