MENU
Menu Principal

Neste dia mundial do chocolate conheça algumas curiosidades e saiba quais são seus benefícios


às 20h56
Compartilhe:

7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate, ainda não se sabe ao certo o motivo da escolha da data, mas acredita-se que seja por conta da introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Quando o chocolate é consumido de forma adequada ele traz diversos efeitos benefícios para a saúde, lembrando que é recomendado utilizar o chocolate amargo ou meio amargo por conta do teor de gordura, pois ele apresenta vantagens como:

– Alivia o estresse;

– Combate a ansiedade;

– Ajuda o raciocínio;

– Melhora o humor (liberação de serotonina);

– Grande fonte de energia;

– Combate a hipertensão e depressão.

Curiosidades sobre o Chocolate

– A produtividade do cacau deu-se início no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 AC.

– Chocolate branco não é chocolate de verdade. Consiste numa mistura de açúcar, óleo e gordura;

– Chocolate diet não é aconselhável para dieta, mas para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar;

– Os brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que o país seja o 3º mercado consumidor no mundo deste produto.

– Atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e responsável por cerca de 30% do cacau mundial.

– Uma barra de chocolate contém em média 8 traços de insetos. O cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate. Então, apesar de parecer nojenta, essa informação faz muito sentido.

– O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.

Compartilhe: