7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate, ainda não se sabe ao certo o motivo da escolha da data, mas acredita-se que seja por conta da introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.
Quando o chocolate é consumido de forma adequada ele traz diversos efeitos benefícios para a saúde, lembrando que é recomendado utilizar o chocolate amargo ou meio amargo por conta do teor de gordura, pois ele apresenta vantagens como:
– Alivia o estresse;
– Combate a ansiedade;
– Ajuda o raciocínio;
– Melhora o humor (liberação de serotonina);
– Grande fonte de energia;
– Combate a hipertensão e depressão.
Curiosidades sobre o Chocolate
– A produtividade do cacau deu-se início no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 AC.
– Chocolate branco não é chocolate de verdade. Consiste numa mistura de açúcar, óleo e gordura;
– Chocolate diet não é aconselhável para dieta, mas para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar;
– Os brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que o país seja o 3º mercado consumidor no mundo deste produto.
– Atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e responsável por cerca de 30% do cacau mundial.
– Uma barra de chocolate contém em média 8 traços de insetos. O cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate. Então, apesar de parecer nojenta, essa informação faz muito sentido.
– O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.