MENU
Menu Principal

Aumento na tarifa de energia elétrica: confira algumas dicas para economizar


às 19h33
Compartilhe:

Por conta da escassez hídrica no nosso país, a conta de luz seguirá com a taxa extra mais elevada em julho, dentro da bandeira tarifária vermelha patamar 2. Só que a notícia ruim não para por aí, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda haverá um aumento de 52% na bandeira vermelha, a cobrança extra passará de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos.

Para tentar ajudar nessa difícil tarefa de economizar energia elétrica, separamos algumas dicas que podem ser valiosas, tanto em casa, como no seu ambiente de trabalho.

1- De olho na geladeira – sabia que o local em que o eletrodoméstico é posicionado na cozinha pode influenciar no consumo? Pois é, coloque o aparelho em um local ventilado para economizar energia. Outro cuidado que devemos ter é deixar a geladeira aberta o menor tempo possível, nada de ficar pensando no que vai comer com a porta aberta. O eletrodoméstico corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência tradicional.

2 – Cuidado com o chuveiro elétrico – o clima esfriou um pouco e tá difícil ficar sem o banho quente, né? Mas fique atento a alguns cuidados que ajudam na economia. Preste atenção no horário do banho, isso mesmo, o chuveiro elétrico consome mais energia entre às 18h e 21h, ou seja, horários em que a maioria das pessoas chega do trabalho. Neste caso, prefira tomar banhos em outros horários do dia. Outras dicas são, mantenha a saída de água limpa e coisa que ajuda é manter a saída de água do chuveiro limpa e utilize as resistências originais do aparelho.

3 – Preste atenção no stand-by – mesmo desligados, alguns aparelhos continuam consumindo energia, já que eles ficam no modo stand-by. Então, itens como carregadores de celular e notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada podem representar até 12% do gasto de energia.

4 – Economia no trabalho – no ambiente de trabalho algumas medidas simples podem gerar economia no final do mês, anote aí:

– Desligue o monitor de vídeo quando houver uma pausa no trabalho;

– Utiliza melhor a luz do sol, abra as janelas e cortinas e sempre que possível evite acender lâmpadas durante a luz do dia;

– Se possível instale um sensor de presença para acender as lâmpadas;

– Quando não estiver pessoas no ambiente, desligue o ar-condicionado;

– No momento em que o ar estiver funcionando mantenha portas e janelas fechadas.

Compartilhe: