MENU
Menu Principal

Dia do Rock: veja algumas bandas que são destaque no cenário musical sergipano


às 22h14
Compartilhe:

É Dia do Rock bebê! É isso aí, no dia 13 de julho o ritmo é celebrado no Brasil, apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada por aqui. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock começaram a mencionar a data em sua programação.

Em homenagem a data vamos falar um pouco do rock em nosso estado, que apesar de ser conhecido como “país do forró”, tem muitos artistas que se destacam fazendo muito rock and roll.

Para começar a falar do ritmo em Sergipe, vamos destacar a Snooze, que após 25 anos de existência, encerrou suas atividades em 2020,mas deixou seu legado. A banda, criada na década de 90, colocou Sergipe no circuito nacional e seguiu em constante evolução durante quase três décadas. A história da Snooze refletiu nas bandas que vieram depois, como as atuais The Baggios, Cidade Dormitório e Taco de Golfe. Se não são influência direta no som, a Snooze se tornou referência de como uma banda de rock sergipana pode se virar.

Outra banda que alçou voos para além das fronteiras sergipanas foi a The Baggios, a banda de rock sergipana mais famosa e mais reconhecida nacional e internacionalmente. Concorreu ao Grammy Latino de melhor álbum de rock duas vezes, com os discos Brutown (2016) e Vulcão (2018), além de já ter executado uma turnê latino-americana, passando pelo México.

Outra banda que se destaca na atualidade é a Newrox, formada em 2006 pelos irmãos Leon Carlos e John Násio, junto com seus amigos do bairro, a Newrox já possui 15 anos de trajetória com vários shows no currículo. Na estante da banda estão importantes premiações sergipanas como o troféu do maior concurso de bandas covers do estado, o Coverama em 2014.

Ainda falando sobre o cenário atual, Sergipe conta com alguns nomes de destaque como a banda Cidade Dormitório, na verdade é um trio de sergipanos que mistura punk e psicodelia, discorrendo sobre as múltiplas facetas urbanas e os relacionamentos modernos. Trazendo o gênero rock instrumental, a banda Taco de Golfe tem se destacado no cenário local, com o seu som orgânico, a banda cria uma paisagem sonora imersiva – com ausência de vozes – composta de um misto de improviso e arranjos surpreendentes.

E agora uma dica, se você curte o rock sergipano a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promove, a partir de hoje,13/07, o projeto Mês do Rock, com uma programação especial dedicada a esse gênero musical tão importante. Serão quatro dias de programação dividida em dois eventos: o Festival Rockabrunco e o Rock On Sergipe, com apresentações de diversas personalidades do rock sergipano, contempladas nos editais da Lei Aldir Blanc (LAB).

Compartilhe: