MENU
Menu Principal

Saiba o que é autoconhecimento e seus benefícios para vida pessoal e profissional


às 22h22
Compartilhe:

Muito se tem falado sobre a importância do autoconhecimento, tanto para a vida pessoal, como também para o sucesso profissional. Mas você sabe o que significa e como alcançar essa habilidade?Fique atento que vamos dar algumas dicas que podem nos ajudar nesse processo de conhecimento.

Primeiro é preciso entender que o autoconhecimento é o conhecimento que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Saber quais são suas qualidades, seus desejos, ambições e limitações faz com que você tenha mais facilidade para controlar as emoções, definir objetivos e trilhar uma jornada de auto realização.

Tendo ciência de seus hábitos e pensamentos, é possível identificá-los como bons ou ruins e trabalhar para que eles sejam mais ou menos frequentes e poderosos. 

1. Pratique dizer “não” para si mesmo – o nosso dia a dia é cheio de tentações, redes sociais, junk food, fofocas, filmes, vídeos etc. Porém, você deve se esforçar para reconhecê-las e evitá-las. Estabeleça o objetivo de dizer “não” a cinco tentações diferentes por dia. Se conseguir, anote suas conquistas a cada dia e mantenha o foco!

2. Se questione – Comece a perceber que nem sempre suas opiniões estão ou precisam estar totalmente corretas. Se questionar é essencial e vai ajudar muito em seu desenvolvimento pessoal e no processo de autoconhecimento.

3.Os três “porquês” do autoconhecimento – Antes de tomar uma decisão, pergunte a si mesmo “por quê?”. Repita a pergunta por mais duas vezes, se você puder encontrar três boas razões para continuar nessa decisão, conseguirá agir de forma racional.

4. Monitore sua “auto-fala” – um pouco de “auto-fala” negativa pode levar a quadros de estresse e depressão. Preste atenção na maneira como você encara os seus sucessos e fracassos. 

5.Se organize e estabeleça prioridades – outro ponto bastante importante é saber se organizar e, principalmente, conseguir estabelecer prioridades. Todos os dias antes de dormir anote as tarefas do dia seguinte e então definir as prioridades em termos de execução.

Compartilhe: