Pedagogia afetiva – O que é e qual sua importância para o aprendizado

É na relação de professor e aluno, professor e professor, aluno e aluno que o ser humano enxerga no outro a necessidade de ser melhor e a possibilidade de aprender, pois o ser humano, por ser algo inesperado pode surpreender a cada momento, devido a essa questão, a pedagogia afetiva auxilia a realizar uma leitura aprofundada dos seres humanos, seja nas ações e reações, desejos ou motivações.

A pedagogia afetiva melhora a qualidade cognitiva e social da educação, pois a afetividade está presente desde o nascimento até o fim das vidas e unindo à pedagogia faz com que seja algo mais humano e aproxime mais o aluno da escola. Dentre os benefícios da pedagogia do afeto como base educativa, alguns deles são:

Torna o aprendizado mais agradável e menos robótico

Crianças não são máquinas programadas para estudar, o que pode fazer com que a rotina de tarefas escolares se torne um processo monótono e pouco produtivo. A pedagogia afetiva leva esses fatores emocionais e psicológicos em consideração ao criar uma relação de respeito com os limites da criança que precisam ser compreendidos, ou seja, o objetivo é estabelecer o equilíbrio entre a disciplina com os estudos e a inclusão do afeto e do contato humano dentro dessas atividades para que aprender seja sinônimo de momentos agradáveis e divertidos.

Fortalece as relações sociais da criança

Uma vez que o estilo de vida acelerado e as novas tecnologias têm substituído as confraternizações presenciais por mensagens e chamadas de vídeo que duram alguns minutos, o distanciamento pode provocar a perda de importantes habilidades sociais, como a empatia e a solidariedade. Justamente por promover o afeto e a valorização das emoções, a pedagogia afetiva ajuda a fortalecer as relações e estimula a criança acriar vínculos mais profundos esinceroscom os outros. Além disso, essa criação de valores que começa na escola tende a se estender pelos demais círculos sociais.

Desenvolve a autoconfiança e maturidade

A infância  é repleta de medos e desejos insistentes que atrapalham as novas experiências, interferindo no processo de aprendizado e na formação da personalidade, deixando ambos limitados e enfraquecidos. A pedagogia entra com as habilidades socioemocionais onde prepara o intelecto da criança para lidar com frustrações, dificuldades e situações adversas que estão sujeitos diariamente. Além disso, pessoas seguras de siemocionalmente estáveis e com oautoconhecimento desenvolvido são menos preconceituosas e lidam muito melhor com as diferenças e pluralidadessociais.