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Humanização na Enfermagem- Professora do Núcleo da Saúde explica o porquê é necessário adotar essa prática


às 19h15
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A humanização na Enfermagem é um assunto muito abordado no ensino superior e em outras instituições de ensino. O atendimento com foco principal no paciente está cada vez mais valorizado nas unidades de saúde e priorizado pelos profissionais que atuam em equipe. Embora existam grandes discussões, é um desafio implementar ações humanizadas na área da saúde.

Atender de forma humanizada implica em deixar para trás algumas atitudes que traziam a doença como o foco (ao invés do paciente). De acordo com a professora do Núcleo de Saúde da Faculdade São Luís de França, Érika Souza, a enfermagem e o cuidado humanizado possuem uma relação especial, já que os enfermeiros são aqueles com um contato direto maior com os pacientes.

“A humanização na assistência de enfermagem demanda pleno entendimento sobre as percepções, sentimentos, expectativas, concepções e dúvidas dos indivíduos em tratamento. Para os pacientes, a humanização na enfermagem é fonte de acolhimento, colaboração, tranquilidade e também garantia de melhor resposta aos tratamentos”, explica.

Ao aderir a Enfermagem humanizada, os auxiliares, técnicos e enfermeiros oferecem uma assistência integral aos pacientes, pois eles passam a entender o enfermo em sua totalidade. Segundo Érika, o atendimento humanizado pode ser identificado quando existe:

– Ética profissional;

– Tratamento individualizado;

– Cuidado realizado com empatia, atenção e acolhimento integral;

– Escuta atenta e diferenciada, com olhar sensível para as questões humanas;

– Respeito à intimidade e às diferenças;

– Comunicação eficiente que permite a troca de informações;

– Confiança, segurança e apoio;

– Infraestrutura adequada.

Oferecer atenção integral, faz com que o enfermeiro esteja aberto ao aprendizado e torna a estadia do paciente no hospital menos dolorosa e com mais esperança de que ele vai sair de lá melhor. “Humanização do atendimento ao paciente é uma responsabilidade de toda a equipe que está trabalhando no momento do atendimento. Isso envolve desde a recepção até a segurança. O olhar, a fala e a escuta sensíveis devem estar presentes”, afirma Érika.

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