MENU
Menu Principal

FSLF é parceira no Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire - Sergipe


às 16h17
Compartilhe:

Nos dias 22 e 23 de julho acontecerá o Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire – Sergipe, que contará com a participação das professoras da Faculdade São Luís de França, Dras. Márcia Alves de Carvalho Machado e Alana Danielly Vasconcelos, além de alunas monitoras do curso de Pedagogia. O evento, que será realizado de forma online, é promovido pelo Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas e o Fórum Permanente da Educação de Jovens e Adultos de Sergipe (FPEJASE) em parceria com diversas entidades do setor educacional, entre elas a FSLF.

Para a professora Márcia Machado, que é membro do Fórum Permanente da Educação de Jovens e Adultos de Sergipe (FPEJASE). “Esse é um evento importante não só como espaço de discussões para o campo da EJA, no qual são construídos novos conhecimentos, mas também porque é uma comemoração do centenário de Paulo Freire. “Ele foi patrono da educação brasileira e importante educador, que atuou, em especial, na educação popular e até os dias de hoje influencia as ideias pedagógicas no mundo”, destacou.

Sobre a importância da participação da instituição no evento, a professora Guadalupe Morais, Coordenadora do curso de Pedagogia da FSLF, fez a seguinte observação. “A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação que como campo de intervenção pedagógica também tem sido discutida no curso de Pedagogia da FSLF, configurando-se em um componente curricular específico na matriz do curso. Assim, é de suma importância para o curso de Pedagogia a parceria da Instituição e a participação dos alunos e professores no evento”.

Em todo Brasil já foram realizados diversos Pré-Colóquios que servem como uma prévia para o XI Colóquio Internacional Paulo Freire, que acontecerá dos dias 16 a 19 de setembro desse ano, e comemora o centenário do educador com a temática: 100 anos de Paulo Freire da leitura de mundo à emancipação dos povos. No Pré-Colóquio de Sergipe, além das palestras de abertura e encerramento, aconteceram ‘Mesa de Diálogo’ com o seguintes temas: “Rumo aos 100 anos de Paulo Freire: da leitura de mundo à emancipação dos povos” e “Diálogos Freirianos: Olhares múltiplos sobre as práticas educativas na EJA no âmbito dos movimentos sociais”.

A programação do evento também contará com Círculos de Cultura, divididos em quatro eixos: 1 – Educação popular e Movimentos Sociais; 2 – Educação de Jovens e Adultos no século XXI; 3 – Formação de Professoras(es) e Engajamento Social; e 4 – Currículo, didática e prática pedagógica na perspectiva da interculturalidade.

Achou interessante? Clique aqui e faça sua inscrição

Compartilhe: