Confira cinco características essenciais no perfil do estudante de direito

A faculdade de Direito é uma das mais procuradas no Brasil e que chama mais atenção dos jovens. Para exercer a profissão, é preciso que o estudante tenha algumas características em seu perfil ou que desenvolva alguns atributos.

O mercado de trabalho no mundo jurídico é amplo e muito competitivo, por isso, exige mais do que habilidades técnicas. Confira alguns atributos indispensáveis para se desenvolver ao longo da graduação, a fim de garantir as melhores oportunidades depois de formado.

1- Ser comunicativo – o advogado precisa ter uma comunicação objetiva, pois muitas vezes será necessário argumentar e se expressar com clareza na defesa de um cliente.

2- Boa oratória – a oratória tem tudo a ver com o poder de argumentação e não se trata somente de falar com clareza, ter uma boa oratória também envolve conhecer o público para o qual se direciona a palavra. Uma dica é procurar ao longo da graduação fazer um curso de oratória.

3 – Capacidade de escrita – o vocabulário jurídico é bem amplo e pede uma dedicação especial para seu aprendizado. O estudante que investe nesse conhecimento tem um diferencial competitivo no mercado, pois é preciso transformar ideias e pontos de vista em palavras na hora de elaborar peças, relatórios, e-mails, artigos e outros conteúdos.

4 – Poder de argumentação – essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo e também depende muito do seu domínio sobre o assunto que está sendo discutido. Essa característica é fundamental para realizar um bom trabalho em todas as causas e, na faculdade, para debater ideias complexas.

5 – Seja antenado – o Direito está em constante adaptação e acompanha as demandas sociais. Nesse contexto, é fundamental que o acadêmico se mantenha atualizado sobre leis e outros documentos normativos importantes para a sua formação. Investir em autoconhecimento pode auxiliar no desenvolvimento de competências.