Entenda qual a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica

A complementação pedagógica consiste no que o próprio nome diz, uma “complementação” da licenciatura padrão de pedagogia, é uma oportunidade para quem já tem o diploma para poder atuar como professor. O curso não é uma pós-graduação, pois quem o realiza fica apto a dar aulas no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação profissional.

O aluno ganha um certificado de licenciatura que o habilita a ser professor em uma área correlata à sua formação superior. Por exemplo, quem estudou arquitetura, pode fazer a complementação pedagógica em matemática e, assim, ministrar essa disciplina em escolas.

Como é o processo da complementação pedagógica?

Geralmente, ela dura cerca de 1 a 3 anos. Durante esse período, é possível desenvolver as competências em três frentes: prática do ensino, planejamento e organização escolar. Além disso, o aluno deverá passar por um estágio supervisionado de, no mínimo, 300 horas.

Estas são algumas vantagens da complementação pedagógica:

– Amplia as possibilidades e as oportunidades de trabalho.

– Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a complementação pedagógica é aceita em concursos públicos.

E no que consiste o curso de Pedagogia?

Esse curso de graduação dura em média 4 anos, e pode ser oferecido como bacharelado ou licenciatura. Após a formação, o profissional terá um amplo leque de atuação dentro da área educacional.

Essa graduação serve para proporcionar subsídios aos profissionais que trabalham com a Educação em território brasileiro. Dessa forma, o curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade São Luís de França possibilita uma visão completa sobre a complexidade da educação no Brasil, abrangendo sua diversidade e pluralidade.

E qual a importância?

Por sua vez, os profissionais que já têm licenciatura em áreas diversas podem aprimorar suas habilidades fazendo uma segunda graduação em práticas pedagógicas e metodologias ativas, que você também encontra na São Luís de França. Dessa forma, poderão diversificar sua atuação no mercado profissional, estando aptos a exercer atividades de gestão escolar ou de coordenação pedagógica e obter conhecimento das funções do pedagogo e das atividades desempenhadas pelo pedagogo no dia a dia.

A busca por profissionais de pedagogia é muito alta, principalmente em escolas, tanto públicas como privadas. O que você está esperando para iniciar a graduação em Pedagogia na Faculdade São Luís de França?! Corra já e se matricule.