Para entrar no clima das olimpíadas conheça um pouco mais sobre a história dos jogos olímpicos

Onde surgiu?

Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram em Olímpia, na Grécia, no ano de 776 a.C. Na época, o evento tinha o objetivo de cultuar os deuses do Olimpo por meio da valorização das aptidões de cada atleta. Tamanha era a importância da competição que os helenos obedeciam ao armistício sagrado: no período olímpico, eles abandonaram suas disputas e se dedicavam a atividades pacíficas.

Como funcionava?

Durante as Olimpíadas, os cidadãos competiam entre si para ver quem melhor demonstrava seu respeito às divindades. E, como a vitória olímpica consagrava o atleta e representava glória para o seu local de origem, as cidades-estados buscavam incentivar a prática esportiva instituindo leis e regulamentos.

Até 728 a.C., um tipo de corrida chamado “stadión” (equivalente às atuais provas de atletismo de 200 metros rasos) era a única competição realizada. Ao longo do tempo, o evento, que inicialmente durava somente um dia, passou a durar cinco dias graças às novas modalidades agregadas. Em 394 d.C., os Jogos Olímpicos foram banidos pelo imperador romano Teodósio, que se converteu ao cristianismo e proibiu a realização de festas pagãs.

E qual sua importância para a humanidade?

As Olimpíadas trazem grandes vantagens para a humanidade, conforme defende Bruce Kidd, professor da Universidade de Toronto e membro honorário do Comitê Olímpico Canadense. Em artigo publicado no site The Conversation, ele afirma que, em um mundo onde cada vez mais os esportes pertencem à esfera privada, os Jogos Olímpicos representam uma grande acessibilidade para o público.

Além disso, é por meio da visibilidade olímpica que os atletas são capazes de atrair apoio e investidores, e, por causa do grande porte da competição, os governos se sentem estimulados a destinar recursos financeiros aos esportes. Kidd destaca também que as Olimpíadas encorajam o intercâmbio educacional e humanitário entre países e têm o papel de incentivar a união entre as pessoas.