Vai estudar em outra cidade? Veja algumas dicas de como se planejar

Passar no vestibular e ingressar na faculdade é uma etapa muito importante na vida de alguns jovens. A maioria deles precisam sair do interior do estado para a capital, onde geralmente as instituições de ensino superior têm mais opções de cursos. Essa nova fase pode ser difícil para quem nunca morou sozinho ou mudou de cidade. Dessa forma trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a se adaptar e encarar esse desafio de forma mais leve, confira:

1. Tente morar o mais próximo da faculdade

Essa dica vale tanto para calouros quanto para veteranos, pois é sinônimo de economia de tempo e de dinheiro, além de mais facilidade no dia a dia e menos chances de se atrasar para as aulas, portanto, ao procurar uma casa para morar, dê prioridade para aquelas que ficam mais próximas da faculdade.

Normalmente, as moradias universitárias e repúblicas ficam no entorno do campus. Nessas regiões, também é possível achar imóveis mais em conta e já equipados, cujo público-alvo são justamente os universitários, ou mesmo quartos em casas de família.

2. Não hesite em pedir ajuda aos veteranos

Afinal, são eles que conhecem algumas dicas que os calouros não sabem, como o melhor horário para estudar na biblioteca, as lanchonetes mais baratas da região etc.

É importante aproveitar os eventos de recepção de calouros, que costumam ser momentos de descontração e diversão, para fazer amizades e novos contatos. Peça dicas sobre a cidade, sobre a faculdade e o campus. Eles sabem das dificuldades de ser calouro em uma nova cidade e, com certeza, poderão te ajudar nesse momento.

3. Procure dividir a casa ou apartamento com colegas

Morar longe da família é um momento marcado pela saudade de casa principalmente para quem não está acostumado a ficar sozinho. Portanto, o mais indicado é procurar outras pessoas para morar junto com você, além das contas que podem ser divididas e não ficar com o preço muito elevado das contas para o estudante.

Além de criar laços de amizade no novo lar e ter com quem contar em casos de “perrengue”.

4. Não perca o contato com a família

A distância física pode ser de muitos e muitos quilômetros, mas isso não é desculpa para perder o contato com seus familiares. Hoje em dia, o que não faltam são opções para conversar com os pais, irmãos e até mesmo seus amigos da antiga cidade.

Vale mandar mensagens pelo WhatsApp e compartilhar momentos nas redes sociais, mas lembre-se também de reservar um tempinho para uma conversa mais longa pelo telefone ou mesmo uma videochamada.

Além disso, aproveite os feriados e as férias para visitar a sua cidade natal e matar a saudade das pessoas que você ama.

5. Aprenda a “se virar” sozinho

Essa é uma das coisas mais difíceis inicialmente de fazer, pois engloba ter que fazer compras no supermercado, manutenção da casa, contas para pagar, roupas para lavar, comida para preparar etc. Essas são apenas algumas das tarefas que farão parte da sua nova rotina ao morar longe da família.

O ideal é aprender tudo isso antes mesmo de se mudar. Pedir ajuda para os “adultos” da sua casa e treinar suas novas habilidades antes de ir morar sozinho, pois pode ajudar muito.

Se mudar para outra cidade é um momento decisivo na vida dos jovens e pode ser bastante desafiador. Entretanto, com o passar do tempo, você verá que essa é uma boa forma de se descobrir e alcançar a sua independência, e principalmente de dar os primeiros passos em direção ao futuro profissional.