O papel do pedagogo na educação escolar

O profissional de pedagogia é muito mais do que alguns acreditam sobre o que se trata essa profissão. Ele tem a capacidade de liderar em todos os níveis, sejam ele sistemas educacionais, coordenação, supervisão ou ensino, além de estar sempre atualizado quanto às tecnologias e novas metodologias. Se você não sabe exatamente sobre o que essa profissão faz e qual o papel dela na educação escolar, veja a seguir:

Área de atuação

As duas principais áreas de atuação são o magistério e a administração escolar. Assim, a formação em Pedagogia possibilita que o profissional atue como professor na Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano) ou em funções voltadas para a gestão escolar, como supervisão, direção ou orientação educacional.

Principais funções

– Participar da organização das turmas e distribuição das aulas;

– Organizar e coordenar os conselhos de classe;

– Desenvolver e coordenar projetos de educação básica;

– Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos;

– Coordenar reformas curriculares;

– Acompanhar a qualidade de ensino;

– Orientar professores e alunos;

– Implementar diretrizes curriculares;

– Coordenar o planejamento e aquisição de materiais didáticos.

Papéis desempenhados por esses profissionais:

Ser comunicativo e empático

A boa comunicação é fundamental, pois é preciso saber ouvir e transmitir informações de maneira clara. Da mesma forma, a empatia é essencial para construir um bom relacionamento com os alunos e decidir a melhor forma de transmitir o conhecimento a eles. Também é preciso saber se comunicar com pessoas diferentes, pois no dia a dia de uma escola precisará interagir com professores, alunos e familiares.

Contribuir com a sociedade

A educação transforma o mundo e isso é o que move não só o Pedagogo, mas todos os profissionais da educação. Assim como as ações do professor em sala de aula contribuem para a sociedade, o pedagogo também influencia na formação profissional e humana dos alunos.

Lidar com pessoas

O profissional que trabalha em instituições de ensino precisa lidar com todos os tipos de pessoas e suas diferentes necessidades. Além disso, mesmo o profissional que trabalha em outros segmentos deve estar preparado para se relacionar com pessoas de todas as áreas. Por isso, gostar de ouvir outras pessoas e lidar com elas é uma forma de se manter atento e se aperfeiçoar na profissão.

Pedagogia na Faculdade São Luís de França

A Pedagogia tem um papel muito importante e único dentro da educação escolar e precisa ser exercida com muita seriedade. É uma profissão fundamental onde é necessário estudar constantemente e ter uma graduação. Na faculdade São Luís de França é possível realizar esse sonho. Venha ser um profissional de pedagogia e tenha acesso a uma das melhores qualidades de ensino do estado. As inscrições estão abertas no site, não perca tempo!