Volta às aulas: FSLF prepara ação online de acolhimento através do Programa Sou Acadêmico

Com o retorno das aulas, a Faculdade São Luís de França dará início a mais um projeto do Programa ‘Sou Acadêmico’, que é a recepção de calouros e veteranos neste início de semestre. Na segunda, 09/08, no canal do Youtube da instituição, acontece uma noite de acolhimento, com a apresentação das coordenações, a fala institucional da direção da unidade e a discussão de temas acadêmicos. Ao longo da semana, calouros participarão de encontros virtuais pelo Meet para conhecer melhor os colaboradores, setores e o funcionamento da instituição.

De acordo com o coordenador acadêmico, Cássio Menezes, nesse momento de acolhimento são apresentadas temáticas para que o aluno entenda como é se inserir no ensino superior. “Também é a oportunidade de trabalhar toda a parte motivacional, por isso, ao longo da semana teremos vários encontros virtuais. O acolhimento é para todos, calouros e veteranos, mas tem atividades que são específicas para quem está ingressando agora na faculdade. Como por exemplo, a apresentação e funcionamento de setores, biblioteca e programas da FSLF”, destacou.

O coordenador também ressaltou que é importante apresentar os recursos e ferramentas disponibilizados pela instituição, como por exemplo, o São Luís Carreiras. “O programa promove a empregabilidade e estágios extracurriculares para o aluno, então é importante que ele conheça esse setor porque pode agregar a experiência do estágio. E sabendo o cenário de dificuldades financeiras, a oportunidade de estágio remunerado, por exemplo, serve para que o aluno possa se manter no ensino superior, pois muitos utilizam para pagar a faculdade”, afirmou.

Aulas presenciais

Nesse semestre a presencialidade dos alunos começa de maneira gradativa. “Temos algumas turmas elegíveis ao retorno presencial, que não será 100%. Temos as práticas de saúde que essencialmente são presenciais, mas no caso dos demais cursos fizemos uma seleção de disciplinas teóricas que podem ocorrer presencialmente. Dessa forma, temos turmas do primeiro ao último período de cada curso, e pelo menos uma disciplina foi eleita para presencialidade”, relatou.

Para respeitar o protocolo determinado no decreto governamental, a depender do número de alunos matriculados na disciplina, não vão poder voltar todos ao mesmo tempo, o que gerou um desafio a mais para a instituição. “Fizemos uma pesquisa para saber a intenção dos alunos pela presencialidade, a partir desse resultado vamos planejar o retorno das turmas. O que precisamos destacar é que essas aulas serão simultâneas, o aluno que optar por ficar online, vai assistir a mesma aula presencial, em tempo real, podendo até mesmo interagir com o professor”, explicou Cássio.