MENU
Menu Principal

Nutrição: fique por dentro das áreas de atuação e como funciona cada uma delas


às 20h49
Compartilhe:

A graduação de Nutrição tem sido muito requisitada nos últimos tempos por conta da sua área ser muito ampla. A profissão avança para um futuro promissor, visto que, a maior parte dos problemas de saúde pública muitas vezes está relacionada aos maus hábitos alimentares.

Dessa forma, ela tem conquistado espaço nos mais diversos setores, pois essa profissão sucede em pesquisas e orienta tratamentos de diversas doenças. Caso esteja com dúvida sobre algumas dessas áreas, confira a seguir:

 Nutrição clínica

O nutricionista clínico tem a opção de trabalhar em diferentes espaços — hospitais, consultórios particulares, clínicas especializadas, pronto atendimento e nos sistemas de referência secundária. Algumas das condições tratadas são: doença renal crônica, câncer, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, pós-operatório, entre outras.

Existem dois fundamentos que fazem parte da especialização do profissional, que são: a nutrição enteral e a nutrição parenteral.

A nutrição enteral é um recurso alimentar para pacientes que não devem ou não conseguem se alimentar pela boca, como nos casos de cirurgia de esôfago, região da cabeça, pescoço e estômago. Essa ingestão é feita por meio de sonda, as chamadas sondas nasogástricas ou orogástricas, que são posicionadas ou implantadas no estômago e no intestino delgado.

Já a nutrição parenteral é utilizada quando a via oral e a enteral estão comprometidas, em casos mais graves. O nutricionista clínico atua acompanhando a prescrição e a qualidade dos nutrientes que serão administrados diretamente na veia do paciente.

Nutrição esportiva

Essa é uma área que aproxima o profissional de grandes equipes vitoriosas. Sim, os atletas de elite são os que mais levam o nutricionista a sério. Nesse ramo, o profissional pode trabalhar com atletas profissionais e praticantes de atividade física. O objetivo é extrair o máximo das potencialidades da pessoa na prática esportiva.

Esse profissional realiza um trabalho minucioso, com cálculos perfeitos, adequando a dieta em quantidades, qualidade e horários estipulados. Essa alimentação adequada é seguida à risca, pois tem a intenção de fazer o atleta alcançar a alta performance.

Nutrição comportamental

Essa é uma área nova da profissão, onde o paciente é visto como um todo, bem como toda a sua rede: aspectos sociais, familiares, culturais, emocionais e tudo que representa o ato de comer. O alimento não é visto como uma rede complexa de nutrientes (carboidratos, proteínas, entres outros), mas conforme as sensações e memórias que ele pode proporcionar.

Por ser holístico, o método considera os aspectos emocionais e sociocomportamentais da alimentação. As estratégias vão desde o aconselhamento nutricional até a terapia cognitivo-comportamental.

Saúde coletiva

É conhecida como saúde pública ou nutrição social. Nesse campo, o nutricionista oferece uma grande contribuição para a população brasileira, no planejamento em saúde, em atividades de alimentação e em nutrição, em políticas e em programas institucionais, em ações de alimentação, em nutrição na atenção básica e em vigilância sanitária. Assim, atua com força total na prevenção e no tratamento.Seus conhecimentos são usados para entender a relação entre nutrição e doenças coletivas. A premissa básica é de que o corpo humano, quando bem nutrido, é mais resistente a doenças.

Os espaços de atuação são: SUS, Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Unidades de Referência Secundária – URS e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Gastronomia

O objetivo é aliar cardápios saudáveis e muito sabor. Essa modalidade está presente nos hospitais, em cursos gastronômicos e em alguns restaurantes. O nutricionista com tal habilitação pode auxiliar seus clientes a diversificarem a alimentação do dia a dia, com o foco na saúde e no bem-estar. A consequência desse trabalho é a maior adesão ao planejamento alimentar, ou seja, não é preciso abrir mão do sabor para estar em dia com a alimentação.

Existem inúmeras possibilidades para atuar na nutrição, o hábito alimentar é um dos pontos principais para ter uma qualidade de vida saudável e a área só avança devido a busca por saúde e equilíbrio. E você se interessou pela área? Venha estudar Nutrição na Faculdade São Luís de França, as inscrições estão abertas no nosso site.

Compartilhe: