Dia do estudante e os desafios do ensino à distância em meio a pandemia

O Dia do Estudante foi criado em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda. Até esse dia, quem estivesse interessado em obter um curso superior, teria que ir à Coimbra, em Portugal, onde se localizava a faculdade mais próxima.

Esta data tem sido lembrada de forma diferente desde o ano passado, tanto para os estudantes como para os professores. A sala de aula foi substituída pela sala da casa. Escolas da rede privada e faculdades, adaptaram aulas online, em diferentes plataformas digitais. A rede pública municipal e estadual optou pelas ‘aulas remotas’ e ‘híbridas’, que oferecem material impresso para alunos que não têm acesso à internet.

Alguns consideram que 2020 foi um ano perdido, assim como 2021 vem sendo quando se trata da educação. Já outros ficaram mais tranquilos visto que, o futuro curricular dos estudantes muitas vezes os assustam e essa pausa para eles foi necessária. Mas o que mais presenciamos foi familiares e alunos demonstrando seu apoio e insatisfação com as aulas presenciais suspensas, nas redes sociais.

Adolescentes e jovens, tiveram muita dificuldade em acompanhar as aulas online e acabaram nem as realizando por falta de motivação ou incentivo. Se para estes grupos já é difícil, imagine para os universitários que precisam conciliar as tarefas do trabalho, casa e faculdade.

Sem dúvida alguma, estes últimos dois anos foram mais complexos. Se parar para perguntar, cada um tem uma história nova para compartilhar de como está sendo a adaptação e como as mudanças afetaram suas rotinas. O Dia do Estudante vai continuar marcado por essa luta contra um inimigo invisível até a pandemia acabar e todos estiverem vacinados.

Ele também será lembrado por lutas individuais e pessoais, de alunos que superaram a falta de recursos, tempo, vontade e não desistiram. O que não muda é o fato de que essa data é bastante significativa, pois o conhecimento continua sendo uma das melhores armas contra a ignorância. Portanto, nós da Faculdade São Luís de França desejamos um feliz dia do estudante para todos os nossos alunos. Nunca parem de estudar e contribuam para construir um mundo melhor e mais justo!