Pós-graduação: Atendimento Educacional Especializado e Inclusão no Contexto Escolar

Curso: o objetivo da pós-graduação em AEE é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

Mercado de Trabalho: as áreas mais comuns requeridas por essa pós-graduação, são:

Ensino Itinerante-  O professor especializado presta serviços em várias escolas comuns que têm alunos com deficiência incluídos. Esse professor orienta os demais professores sugerindo intervenções e estratégias para facilitar o processo de inclusão e pode realizar atividades específicas com os alunos incluídos.

Sala de Recursos- O professor da sala de recursos orienta os professores comuns em relação às práticas e posturas que devem ser tomadas em relação aos alunos incluídos, que devem frequentar o espaço para reforçar os conteúdos, receber orientações sobre condutas adaptativas e treinar a utilização de recursos específicos como o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para a educação de alunos surdos e o método Braille para a educação de alunos cegos. A sala de recursos pode beneficiar, também, alunos sem deficiência que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem.

Classe Especial- Instalada na escola comum sob a regência de um professor especializado, destina-se à educação de alunos com deficiência que, por motivos diversos, não se adaptam às classes comuns. As turmas especiais contam com um currículo diferenciado, onde há a seleção de conteúdos utilizados na vida diária e prática. Esse recurso é mais utilizado em casos específicos de deficiência mental.

Escolas Especiais- São instituições muito questionadas na atualidade por se dedicarem, exclusivamente, à educação de pessoas com deficiência. Depois do movimento pela Inclusão, as escolas especiais passaram a ser radicalmente criticadas e condenadas por impedir o convívio das pessoas com deficiência com as sem deficiência.

Público alvo: essa pós foi feita para profissionais de educação, principalmente do Ensino Fundamental e Médio, que irão lidar com alunos que sofrem com alguma deficiência, o que dificulta o processo educativo. Autismo, síndrome de down, dislexia, déficit de atenção, entre outras condições especiais, e que tendem a interferir em maior ou menor grau no aprendizado da criança.