MENU
Menu Principal

Os filmes de terror e suspense que alimentam o mito da ‘Sexta-Feira 13’

Um dia que para muitos é sinônimo de azar, a ‘Sexta-Feira 13’ inspirou grandes clássicos do cinema de horror

às 15h00
Compartilhe:

Um dia cercado de misticismo e que, para muitos, é considerado no mínimo assustador por causa da alta carga de azar. São vários mitos que cercam a ‘Sexta-Feira 13’ e esse ar de mistério em torno da data é responsável por inspirar a indústria cinematográfica. Ao longo dos anos, ela produziu clássicos que até hoje deixam muita gente sem conseguir dormir à noite.

Para entrar neste clima, preparamos uma lista com filmes de terror e suspense para quem curte uma boa história sinistra, e assim, aproveitar a data no melhor estilo ‘Sexta-Feira 13’!

Sexta-Feira 13

Considerado o clássico dos clássicos do cinema de terror, o emblemático “Sexta-Feira 13”, lançado em 1980, tem como personagem principal uma das figuras mais icônicas do gênero: Jason Voorhees. O personagem da franquia de sucesso das telonas é identificado facilmente até hoje por crianças e adultos de todas as idades. Além disso, o visual do serial killer é um dos mais usados como fantasia em festas de Halloween.

O filme traz a história de um casal de adolescentes, que em 1958, foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos. No entanto, eles são perseguidos e mortos a facadas por um assassino. Anos mais tarde, exatamente em 1979, os diretores do local decidem reabrir o acampamento, mas os novos monitores começam a desaparecer e acabam assassinados brutalmente. A história se desdobrou em outros 11 filmes, produzidos entre 1981 e 2009.

A Hora do Pesadelo

Neste clássico, o personagem principal é o também icônico Freddy Krueger. O filme lançado em 1986 se passa em uma cidade fictícia chamada Springwood e aborda a história de um homem que molestou crianças e morreu queimado pelos pais das vítimas. Freddy Krueger passa a aterrorizar os sonhos de um grupo de jovens, sendo que os crimes vão ocorrendo e assim a vingança do serial killer é realizada.

O Massacre da Serra Elétrica

Assassinatos, canibalismo e um protagonista que usa máscaras confeccionadas com pele humana. Esse é o enredo do “O Massacre da Serra Elétrica”, que tem como antagonista o personagem Leatherface, o qual recebe ordens dos parentes mais velhos para a execução das vítimas.

O Silêncio dos Inocentes

Suspense com um toque de terror. Assim, é a trama de “O Silêncio dos Inocentes”, outro grande clássico do cinema que cai bem para entrar no clima da data. O psicótico Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins, é o personagem central do filme lançado em 1991, e que faturou 5 Oscars, entre os quais, o de Melhor Ator para Hopkins.

Invocação do Mal e Annabelle

Uma das franquias de maior sucesso do cinema de suspense e terror, “Invocação do Mal”, o qual também abrange os filmes “Annabelle” e “Annabelle: De Volta para Casa”, é outra indicação para que curte uns bons sustos.

O recém lançado “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio”, faturou nada menos que R$ 8,4 milhões em sua estreia nos cinemas brasileiros e marcou o recorde de melhor lançamento em um ano de pandemia. O casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, interpretados pelos atores Patrick Wilson e Vera Farmiga, são destaque nas tramas. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: