MENU
Menu Principal

Sexta-feira 13 dá azar? Conheça as origens de algumas superstições dessa data


às 19h04
Compartilhe:

A Sexta-feira 13 é conhecida por sua fama de trazer má sorte para as pessoas que vivem no lado ocidental do planeta, mas essa crença está longe de ser exclusiva de lá. Muitos aderem a essa cultura sem ao menos saber o porquê dessa data ser tão temida por alguns. Dessa forma trouxemos algumas curiosidades acerca desta data para você ficar por dentro.

No mundo cristão, a superstição em torno de sexta-feira 13 está relacionada à Última Ceia, da qual participaram 13 pessoas (Jesus e seus 12 discípulos) na noite de Quinta-Feira Santa. No dia seguinte, uma sexta-feira, Jesus seria crucificado por soldados romanos. O número 13, portanto, está associado a Judas Iscariotes, o último a chegar à ceia e traidor de Cristo.

Afinal, o que o número 13 simboliza?

O 13 é formado pelos números 1 e 3. O 1 simboliza coragem, iniciativa e disposição para correr riscos. Já o 3 representa a autoconfiança e o otimismo de acreditar no melhor da vida, além da reação de leveza e liberdade que acompanha essa atitude positiva perante os desafios.

Curiosidade sobre a data

1- No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, o monarca decretou que os membros da ordem deveriam ser perseguidos, torturados e presos, culminando em muitas mortes.

2- Estudos apontam que pelo menos 10% da população dos Estados Unidos tem medo do número 13. A cada ano, o medo ainda mais específico da sexta-feira 13 resulta em perdas financeiras superiores a US$ 800 milhões. Várias pessoas evitam casar-se, viajar ou até mesmo trabalhar nessas datas.

3- Ignorar o número 13 teve um precedente longínquo no Código de Hamurabi, redigido na Mesopotâmia por volta de 1772 a.C. Mas, aparentemente, a omissão não foi proposital: os estudos a respeito consideram que se tratou de um erro administrativo cometido por um dos primeiros tradutores do documento, que não incluiu uma linha de texto. O código, aliás, não listava numericamente suas leis.

4- Nos países de língua espanhola e na Grécia, o temor não é relacionado à sexta-feira 13, mas à terça-feira 13. Na Itália, a cisma é mesmo com a sexta-feira, mas associada a um número diferente: 17.

5-  O medo irracional e incomum do número 13 recebeu até um termo psicológico: triscaidecafobia. A fobia em relação à sexta-feira 13 é conhecida por dois extensos termos: parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Enquanto alguns trancam as portas, evitam sair de casa ou tomar qualquer decisão importante, outros aproveitam a data para maratonar filmes de terror ou até mesmo se envolver em uma vibe mais espiritual, apostando em banhos de limpeza energética, simpatias de proteção ou até mesmo rituais para atrair energias positivas.

Compartilhe: