MENU
Menu Principal

Entenda qual a importância de ter um planejamento profissional e como estabelecer um


às 19h15
Compartilhe:

A realização profissional na maioria das vezes necessita de alguns fatores, alguns coletivos e outros individuais. Entender o que é plano de carreira e saber como se planejar é fundamental para que o indivíduo consiga alcançar o crescimento em sua profissão. Dessa forma, iremos te ajudar a compreender melhor e explicar como se aplica essas dicas no seu planejamento, confira:

O que é um planejamento profissional?  

É um conjunto de objetivos, metas e ações que ajudam um profissional a se destacar em longo prazo. Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, que permite que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. Esse desenvolvimento pode ser feito pela empresa ou de forma individual. A vantagem de traçar o próprio planejamento é a possibilidade de colocar metas e objetivos que não estão ligados a uma única organização, mas que visam outras oportunidades profissionais.

E como fazer esse planejamento?

– Conhecer suas próprias habilidades

Antes de tudo, é preciso desenvolver autoconhecimento. Isso significa identificar quais são seus próprios valores, interesses, motivações e medos, ou seja, tudo que o move no âmbito pessoal. Também, é importante reconhecer as habilidades técnicas e gerais que são diferenciais no mercado de trabalho.

– Fazer uma análise do mercado

Conhecer o mercado da sua área de atuação é de extrema importância, pois tem como objetivo verificar profissionais, as ofertas de trabalho e, até mesmo, em quais regiões teria mais chance de se dar bem na carreira. Também inclua em sua pesquisa os cargos do seu interesse, o salário para cada nível e, se notar que a carreira pretendida está em baixa no momento, avalie também oportunidades em outras áreas de atuação.

– Definir os objetivos profissionais

Mesmo que nem tudo saia como planejado e muitas vezes não é possível prever a jornada, é importante estabelecer os principais objetivos de carreira, podendo fazer uma lista de metas com o intuito de alcançar cada etapa. Você pode incluir pontos como:

– As formações necessárias para o crescimento;

– Salário desejado;

– Habilidades com idiomas;

– Viagens ou mudanças para o exterior;

– Prestar concursos ou processos seletivos em grandes empresas;

– Tornar-se um empreendedor(a).

Determinar prazos para a realização

Para colocar o plano de ação em prática é fundamental determinar em quanto tempo isso será realizado e quais os prazos para cada etapa ser concluída. O ideal é encontrar quais são as metas mais próximas e começar a realizá-las, já se planejando para cumprir aquelas de médio e longo prazo também. Ter essa atitude ajuda você a criar uma linha do tempo bem definida e manter a seriedade do seu projeto.

Quais as vantagens pessoais e profissionais que estabelecer um plano de carreira traz?  

Faz com que o profissional possa se tornar um especialista, pois com um plano de carreira bem estabelecido, esse processo fica mais claro possibilitando não apenas acertar nos conhecimentos e habilidades necessários para esse feito, como também conquistar as experiências nas quais tudo que aprendeu será aplicado para que tenha uma bagagem completa.

 A qualidade de vida tende a melhorar. Isso acontece porque a pessoa sabe qual é o caminho que está seguindo, sofrendo menos com a ansiedade e outros sentimentos que podem prejudicar a saúde emocional. Desse modo, ela entende que tudo o que está fazendo contribui de alguma maneira para o seu crescimento pessoal e profissional.

E você, já estabeleceu seu planejamento profissional?

Compartilhe: