MENU
Menu Principal

"O outro sempre merece o melhor de nós e a formação acadêmica nos possibilita isso”, destacou a aluna de psicologia da FSLF


às 11h13
Compartilhe:

Hoje é dia de ‘Alunaço’ e de conhecer a história de fé e amor ao próximo da aluna segundo período de psicologia, Luciana de Souza Alves, 35 anos. Vinda de uma família de religiosos, sete no total, ela já tem 11 anos de consagração religiosa como Ministra dos Enfermos de São Camilo.

A aluna conta que há 17 anos saiu da casa de seus pais em Brejo Santo-CE para fazer um discernimento vocacional na casa das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo. Desde então, passou por algumas cidades brasileiras exercendo sua vocação. “Morei no Oratório de Bebé, aqui mesmo em Aracaju. Depois, fui morar em Feira de Santana, lá concluí meus estudos e continuei fazendo meu discernimento, conhecendo a vida religiosa, o carisma da Congregação e fazendo ótimas experiências que confirmaram o chamado à vida religiosa consagrada através das diversas pastorais presentes na comunidade.”, ressaltou.

Atualmente, a irmã Luciana reside na Colônia 13, em Lagarto, onde atua no Centro Terapêutico Maria Domingas, especialmente na pastoral vocacional, com o objetivo de despertar nos jovens e adultos o discernimento da vocação. E foi a partir deste trabalho que surgiu a iniciativa de entrar no curso de psicologia.

“Na verdade, a psicologia sempre despertou em mim um interesse pela área, admiro muito estes profissionais e estando inserida nas práticas Integrativas de Saúde, onde atualmente atuo juntamente com as religiosas de minha comunidade, atendendo com algumas terapias, pensei que posso unir a psicologia para qualificar a missão que desenvolvo e ter mais capacidade para atender as pessoas que necessitam da assistência de um psicólogo. A maioria das irmãs da congregação tem uma formação acadêmica, pois precisamos nos qualificar para poder estarmos mais capacitadas para a missão que o Senhor nos confia. O outro sempre merece o melhor de nós e a formação acadêmica nos possibilita isso”, destacou.

Segundo a estudante de psicologia, com o início da vida acadêmica precisou reorganizar sua vida por conta dos compromissos comunitários, mas, tem tido ajuda das suas irmãs, que possibilitam mais tempo para o estudo. “Estou no segundo período e posso dizer que aprendi muito e estou aprendendo. Estou muito feliz de poder estar colocando em prática o que aprendo, contribuindo para o meu crescimento, como também de minha comunidade. A família São Luís é especial, amo estudar aqui. Conheci novas pessoas, fiz amizades, enfim, está sendo uma oportunidade única. Estou sempre mais aberta ao aprendizado”, relatou.

Em sua vida religiosa a irmã Luciana aprendeu a priorizar os estudos, amar o que faz, ter disciplina e acolher as pessoas como merecem, pontos que ela lista como favoráveis para sua futura profissão. “Se assim for da vontade de Deus, desejo continuar e concluir meus estudos. Ser uma psicóloga para ajudar os destinatários da missão que o Senhor me confia. Sou mais feliz e realizada em todas as dimensões de minha vida, quando posso ajudar as pessoas e sei que através da psicologia farei muito bem as pessoas que necessitarem dela, por isso, quero aproveitar todas as oportunidades que a Faculdade São Luís tem para oferecer”, concluiu.

Compartilhe: