MENU
Menu Principal

Conheça algumas carreiras digitais que são o futuro das profissões


às 19h36
Compartilhe:

A transformação digital está presente em diferentes áreas do negócio, ela veio para melhorar os resultados da empresa se intensificando com o avanço de ferramentas como impressão 3D, cibersegurança, inteligência artificial, realidade virtual, entre outras. O impacto que essa tecnologia causa, muda o modelo de produção, de consumo e de trabalho fazendo com que surja no mercado o que se chama de carreira digital.

As carreiras digitais, como muitos pensam, não se restringem apenas à área de tecnologia mesmo que grande parte estejam. Elas estão presentes também em outras áreas, conheça a seguir:

Designer

O Design ganhou novos significados a partir do momento em que se começou a pensar em Experiência do Usuário. Nesse cenário, surgiram os cargos de UI e UX designer que você irá conhecer logo abaixo, eles são responsáveis por trabalhar, respectivamente, interfaces amigáveis e produtos que se comunicam bem com os consumidores.

Especialista UX

Seu foco é toda a experiência do usuário ao consumir/interagir com a empresa em ambiente virtual ou não. Seu objetivo é melhorar o relacionamento com o consumidor.

Especialista UI

Enquanto o profissional de UX pensa no caminho que o cliente vai trilhar dentro da experiência, o especialista UI é responsável por como será o desenho virtual e físico dessa interação. Ambientações, cores, formatos: o especialista UI vai buscar o que mais deve atrair o usuário.

Desenvolvedor Front-End

Ele trabalha com linguagens FrontEnd, aquelas que lidam com a interface com o usuário.

Desenvolvedor Back-End

Especialista em linguagens que ficam nos “bastidores”, incluindo segurança, banco de dados e integração de webservices.

Desenvolvedor de games

Cria jogos para celulares, computadores e consoles. O trabalho envolve a concepção e a execução do projeto, com as principais características do jogo, supervisão dos testes e criação do design.

Analista de Big Data

Com as pessoas conectadas por meio de aplicativos e mídias sociais, o número de dados que circulam pela Internet aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Por essa razão, o profissional que trabalha com Big Data é bastante requisitado nas grandes empresas. Além de cuidar da segurança dessas informações, ele ainda adquire insights para o negócio a partir de levantamentos e relatórios.

Growth Hacker

Crescimento saudável é o principal objetivo da maioria das empresas que querem se posicionar no mercado e conquistar bons resultados. Para atingir esse estado, é preciso implementar métricas e fazer análises para compreender cada passo que a organização dará até o sucesso. Um profissional com conhecimento nessa área é um grande diferencial para o negócio.

Social Media Creator

Para que uma marca tenha credibilidade no mercado e seja reconhecida pelo seu público de interesse, ela precisa, primeiramente, ser vista. É trabalho dos profissionais Social Media tornar essa realidade possível, por meio da criação de conteúdos relevantes e que interajam com os potenciais clientes.

Como adentrar nessa transformação digital?

Adquirir experiências e conhecimento sobre a sua área de atuação é uma das melhores formas de se capacitar para as mudanças do mercado de trabalho. Cursos de capacitação e especialização é um diferencial para a carreira, rendendo diversos pontos a mais no currículo. Alguns desses cursos são:

Estratégia na Era Digital: formular estratégias para driblar os desafios da transformação digital é muito importante e são exatamente essas técnicas a que você tem acesso nessa modalidade;

Gestão de Tempo: com tantas mudanças no mercado, saber gerir o seu tempo é fundamental. Nesse curso, você aprende a trabalhar com esse ativo de forma eficiente e estratégica;

Gestão Estratégica de Marketing: essa área tem um papel fundamental na conquista de visibilidade para o negócio. Por isso, ter domínio dela pode ser o que faltava para completar o seu currículo.

As opções são vastas para quem deseja se inserir no mercado das carreiras digitais e obter vantagem em meio a concorrência. Não deixe de se preparar para os desafios da transformação digital e compreender as tendências da sua área de interesse, o futuro parece distante, mas está mais próximo do que se possa imaginar.

Compartilhe: