MENU
Menu Principal

Está com bloqueio criativo? Veja algumas técnicas para desbloquear a criatividade


às 22h34
Compartilhe:

Para quem tem uma profissão que precisa produzir conteúdo, a criatividade é um elemento fundamental, principalmente nesse mercado que é tão competitivo e requer inovação e pessoas criativas que possam trazer novas ideias. Porém, nem sempre é possível ser criativo toda hora, pois chega um momento que as ideias se esgotam. 

Pensando nisso, nós trouxemos algumas práticas e técnicas que podem ajudar a desbloquear essa criatividade e deixar a produção a todo vapor, confira:

Assista aulas de meditação

Se não estiver disposto a fazer todos aqueles movimentos de yoga, basta deitar na cama e relaxar por alguns minutos, ou se preferir, você pode seguir todo o processo conhecido de sentar no chão, acender velas e colocar uma música diferente. Mas não fique limitado a isso.

Existem alguns aplicativos que ajudam a meditar, como:  Headspace, Oak Meditation e Insight Timer.

Se estiver de home office procure um local legal para trabalhar

Dessa forma, você vai se expor a novos ambientes e ideias, além de encontrar um lugar só seu para trabalhar, que pode te inspirar muito. Evite lugares barulhentos pois eles podem atrapalhar, principalmente pelas interrupções ao longo do dia. 

Hoje em dia tem vários cafés que tem lugar para sentar, wifi, tomada e além de ser um bom ambiente, outras pessoas também fazem isso, então às vezes tem várias pessoas trabalhando também e você evita distrações.

Escreva várias coisas aleatórias

Escreva qualquer coisa. Não precisa ser algo específico, apenas escreva. Mesmo que sejam palavras estranhas e desconectadas umas às outras. Analise o que você escreveu e veja se tem algo útil que esteja escondido, que leve uma nova ideia para você.

Essa técnica funciona mesmo para quem não quer escrever nada, ou seja, se você quiser editar, desenhar um site, uma logo ou qualquer coisa, escrever pode ajudar seu trabalho.

Nos dias criativos, aproveite para anotar tudo

Anote sempre as ideias quando elas vierem. Pode ser num bloco de notas ou no Smartphone. O importante é anotar. Quando estiver na rua observe os movimentos das coisas e imagine cenas legais que possam ser utilizadas na produção do seu conteúdo. Dessa forma, quando chegar em casa anote alguns rascunhos simples e transforme essas ideias.

Crie playlists de músicas

Nos dias criativos, é possível identificar com mais facilidade quais músicas te deixam mais inspirado para determinado trabalho. Assim é importante salvar essas músicas em playlists para os dias de bloqueio criativo. Algumas são instantâneas. É ouvir e as ideias começam a chegar. No entanto, elas costumam ter prazo de validade. Dessa forma o ideal é buscar novas músicas para poder se inspirar.

Busque referências de pessoas criativas

E por último, essa opção que é uma das mais importantes, além de ajudar no networking. Pois você com certeza tem algumas pessoas que te inspiram de alguma forma. Seja em um blog, com livros, filmes e etc. O simples fato de acompanhar essas pessoas, acompanhar seu trabalho, pode te inspirar e desencadear a criatividade. 

Acompanhar essas pessoas também ajuda no networking, pois você vai estar em contato com elas, vai deixar comentários, compartilhar um artigo, mandar um e-mail ou qualquer coisa do tipo. Logo, você entra no “radar” dela e ela vai saber que você existe, possivelmente fazendo novas oportunidades surgirem.

Compartilhe: