Tire algumas dúvidas sobre a Psicologia e a atuação profissional

No Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, vamos aproveitar para tirar algumas dúvidas e responder algumas perguntas relacionadas ao curso de psicologia e a profissão.

O que faz um psicólogo?

O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. É o profissional da área da saúde que estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções.

Perfil profissional?

Quem deseja seguir carreira na área de Psicologia deve gostar de leitura e ter boa capacidade de interpretação e análise de textos. Além disso, gostar de ajudar ao próximo é uma característica relevante deste profissional.

Mercado de trabalho?

Relacionar a psicologia apenas ao consultório com o divã é uma visão ultrapassada, o mercado de trabalho percebeu que essa é uma profissão essencial para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação. Dessa forma, o campo de atuação para o psicólogo vem crescendo muito e até mesmo em áreas consideradas distantes da profissão, como por exemplo: análise de comportamento de consumidor, marketing e comunicação, orientação profissional, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento de interfaces e consultoria.

Curso

O aluno da graduação em Psicologia vai construir seu conhecimento por meio de estudos sobre filosofia, psicanálise, fundamentos antropológicos e sociológicos, entre outros assuntos. E com isso, ter referências sobre a consciência humana.

Por conta disso, o profissional formado na graduação em Psicologia da Faculdade São Luís de França (FSFL) tem competências multidisciplinares, conhecimentos essenciais para realizar a rotina que a profissão exige.