Professor destaca a importância do voluntariado para a formação acadêmica

No próximo sábado, 28 de agosto, é comemorado o Dia do Voluntariado no Brasil. A data é comemorada anualmente desde o ano de 1985, quando foi sancionada a lei lei nº 7.352, e registra a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade.

Para falar sobre a importância deste tipo de atividade convidamos o professor de pedagogia da Faculdade São Luís de França, Wesly Tiago Matos dos Santos, que destaca o auxílio do voluntariado no processo de aprendizagem.” O ser voluntário contribui na formação acadêmica, pois os mesmos aprendem e possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou.

Para o professor, a prática do voluntariado é um caminho educacional, onde é possível visualizar os seguintes ganhos: habilidades emocionais, sensibilidade humana, oportunidades de desenvolvimento e conhecimento.

Incentivar nos alunos a solidariedade e os valores sociais também faz parte do processo de formação. “É primordial. A solidariedade e valores são habilidades e aprendizagens essenciais para uma formação intelectual e humana. Eles trazem benefícios como: aprender com a doação; colocar em prática a sensibilidade e empatia; manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e desenvolver suas habilidades e ideias inovadoras”, destacou Wesly.

O professor ressaltou que pratica o trabalho voluntário junto à igreja Católica. “Sou Catequista, Educador na Fé. Conduzo os jovens e adultos no processo de evangelização e conhecimento a Deus. É uma experiência fantástica, na qual me realizo e contribui para a formação religiosa e humana dessas pessoas. Sou grato a Deus, por me presentear com essa missão”, finalizou.

O trabalho voluntário vem sendo cada vez mais valorizado no Brasil, principalmente após o decreto de lei nº 9.608 de 1998, que deixou ainda mais claro o papel e a importância do voluntário dentro das organizações. Além disso, a área também tem se fortalecido por meio do mundo corporativo e nos ambientes educativos e universitários.

Seja voluntário!!!!