MENU
Menu Principal

Saúde e produtividade: como uma afeta a outra no ambiente de trabalho


às 13h12
Compartilhe:

Saúde e produtividade andam juntas quando se trata de ter um resultado satisfatório e quando existe alguma limitação na saúde, física ou mental, se torna mais difícil executar qualquer tarefa nos ambientes de trabalho.

Nesse caso, estimular e manter a boa saúde dos colaboradoresnão só traz vantagens financeiras para a empresa, mas também colabora para a qualidade das performances dos indivíduos. Confira alguns passos para melhorar saúde e produtividade no ambiente de trabalho:

Incentivar um ambiente de respeito e fornecer feedback

Um ambiente respeitoso é mais estimulante e também ajuda a baixar os níveis de estresse entre os colaboradores. O feedback é uma cultura que deve fazer parte de toda a empresa, sendo encarado como uma oportunidade de desenvolvimento. Assim, você passa a contar com profissionais mais seguros de seu rendimento e mais produtivos.

Promover atividades colaborativas

As empresas consideradas os melhores lugares para se trabalhar precisam ter um propósito compartilhado por todos os colaboradores.  Para isso, é importante realizar atividades que fortaleçam os laços entre as pessoas e as equipes. Faça com que todos colaborem igualmente para o desenvolvimento de algum projeto, buscando alcançar um objetivo comum.

Otimizar algumas melhorias no espaço

Por mais motivadas que as pessoas estejam, ninguém consegue trabalhar com dor ou calor, por exemplo. Logo, leve as queixas de seus colaboradores em consideração e veja o que pode ser melhorado em seu espaço de trabalho. Planeje as mudanças possíveis e vá realizando melhorias pouco a pouco.

Incentivar e ajudar a cuidar da saúde física e mental

São muitos os motivos para incentivar os exercícios físicos, dentro e fora do ambiente de trabalho. O alongamento antes, bem como depois da jornada de trabalho é uma alternativa simples e muito eficiente. Também é interessante recomendar o uso de aplicativos de treinos para manter a saúde e produtividade em dia, dar atenção à saúde mental é igualmente importante. Problemas pessoais ou aqueles gerados dentro do trabalho prejudicam todo o processo.

Fazer pequenas pausas

A cada hora trabalhada, ou a cada 2 horas, é importante que as pessoas estiquem as pernas, bebam água, tomem um ar fresco. Isso pode parecer contraditório, mas não é: quanto mais intervalos regulares os colaboradores tiverem, maior será a produtividade no trabalho.

Compartilhe: