MENU
Menu Principal

Glossário: Na medida certa


às 13h27
Compartilhe:

Olá, pessoal. Na editoria glossário desta semana vamos conhecer alguns termos técnicos utilizados pelos profissionais do curso de Nutrição. Esse curso abrange diversos temas voltados para a alimentação e diferente do que muitos imaginam ele vai além de prescrever dietas e calcular o seu IMC. Quer conhecer alguns desses termos? Confira a seguir:

Dieta Hiperglicídica: Dieta com quantidades aumentadas de carboidratos.

Dieta Hiperlipídica: Dieta com quantidades aumentadas de gorduras.

Dieta Normoglicídica: Dieta com quantidades normais de carboidratos.

Fosfolipídios: São lipídios semelhantes aos triglicerídeos, mas apresentam o fósforo no lugar de um dos ácidos graxos. São encontrados na membrana plasmática das células.

Areada (em areia): Trabalhar farinha com margarina, de modo que a margarina seja dividida em pequenas partículas separadas por farinha, com o fim de tornar a massa quebradiça.

Branquear:  Introduzir um alimento em água fervente mais ou menos tempo, conforme a receita. Escorrer e passar por água fria.

Beignet: Alimento de pequenas dimensões já cozido (exceção para os frutos que são crus) envolvido e frito.

Fibras (dietéticas): Substâncias de origem vegetal (grãos, vegetais, frutas), que não são digeridas pelo organismo humano. Elas passam intactas pelo sistema digestivo, acelerando os movimentos intestinais e sendo eliminadas pelas fezes.

Inapetência: Falta de apetite

Radicais livres: Resíduos do metabolismo do oxigênio que podem danificar os componentes das células. São produzidos pelo organismo como consequência do seu metabolismo normal e como parte da sua defesa natural contra doenças.

Recomendações nutricionais: Recomendações para a ingestão diária de nutrientes e calorias. São determinadas através de pesquisas científicas, baseando-se nas necessidades nutricionais do indivíduo.

E você, já conhecia esses termos? Fique ligado que toda semana trazemos várias curiosidades acerca dos termos utilizados nos cursos. Até a próxima!

Compartilhe: