Disciplinas híbridas e flex, entenda como funciona

Ensino híbrido

É uma modalidade de educação que traz duas opções: o online e o off-line. Esta forma de ensino é o elo entre os dois modelos de aprendizagem: o presencial e o online. Ou seja, parte do processo ocorre em sala de aula, em que os alunos interagem entre si trocando experiências.

Já o online utiliza meios digitais para que o aluno tenha mais autonomia na forma de aprendizagem. Nesse quesito, as duas modalidades proporcionam diferentes experiências na forma de aprendizado.

É importante lembrar que, ao usar o ensino híbrido, é necessário que tanto no aprendizado presencial quanto no digital, o objetivo seja o mesmo. Sendo cada um deles uma parte do processo de aprendizagem, de modo com que seja complemento um do outro.

Como o ensino híbrido é aplicado?

Algumas das formas de implementar o modelo híbrido de aprendizagem é traçar um plano estratégico de infraestrutura educacional, definir orientação pedagógica, definir formação de professores, estabelecer cronograma de aulas e modos de avaliação.

De forma geral, é preciso reestruturar todo o conteúdo de forma coesa e linear. Em seguida, é preciso avaliar o tipo de tecnologia necessária para complementar as aulas presenciais.

Após escolher a plataforma digital mais adequada, é preciso delinear um novo plano de estudos, devidamente ajustado aos propósitos do curso híbrido e ao tipo de tecnologia utilizada.

Ensino flex

A metodologia EAD flex pode ser chamada de semipresencial ou também de ensino híbrido, ou seja, tratam sobre a combinação de aulas presenciais e online, utilizando as melhores características de ambos os modelos educacionais em busca de uma experiência inovadora e interativa aos alunos.

Como funciona e quais são suas vantagens

– Potencializao ensino, unindo o que há de melhor na educação online e na educação presencial.

– Oferece, ao aluno, mais controlesobre o processo de aprendizagem e, consequentemente, mais autonomia.

– Permite a flexibilidadede ambientes ehoráriospara estudar e, assim, se torna responsávele protagonistade seu processo de aprendizagem.

– Transforma o papel do professor. Ele passa atuar como um mediadorda aprendizagem e dedica mais tempo atendendo às dificuldades de seus alunos.

– Incentivaa cooperaçãoentre educadorese estudantes, com o objetivo de melhorar a experiência de ensino e aprendizagem.

– Permite que o professor adquira um papel mais estratégico. Tem mais tempo para refletir sobre suas práticas e aprimorá-las. Passa a gerir informações sobre os alunos.