MENU
Menu Principal

Glossário: Freud explica!


às 12h24
Compartilhe:

Na editoria Glossário desta semana vamos explorar alguns termos utilizados nos consultórios de psicologia. Na coluna ‘Freud explica’, você vai entender o significado de algumas palavras e jargões usados no dia a dia da profissão. Fique ligado!

Anamnese – é uma entrevista médica utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. A Partir destas informações iniciais o profissional define qual tratamento seguir.

Fobia – a palavra em si vem da palavra grega phobos, que significa medo ou horror. A fobia surge quando há forte nível de ansiedade, é o medo persistente, irracional e desproporcional de um objeto específico, atividade ou situação que não são realmente perigosas.

Neurose – são fenômenos gerados por um conflito psíquico, envolvendo a frustração de um impulso instintivo. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, entre outros sintomas. 

Depressão – é uma doença grave, que causa alterações emocionais importantes e que influenciam diretamente na forma como a pessoa percebe, sente e se relaciona com o mundo. Pessoas depressivas costumam ignorar os pontos positivos da vida.

ID – se trata de uma das três instâncias da mente, compondo o aparelho psíquico de cada ser humano. o ID acaba ajudando a moldar a nossa personalidade e o modo de agir.

Compartilhe: