Alfabetização em tempos de pandemia: quais são os desafios?

A pandemia trouxe muitas mudanças na vida e na rotina de todos. A educação foi uma das principais afetadas, entretanto com o apoio da tecnologia e novas ferramentas, foi possível realizar algumas adaptações para alcançar famílias que estavam em distanciamento social no início de 2020 até o meio de 2021 antes da abertura com flexibilização dos lugares.

Todos sabem que a alfabetização sempre foi baseada no contato presencial entre professor e aluno em sala de aula. E desde então, este novo cenário foi construído com atividades mediadas pela tecnologia, além dos materiais didáticos e o diálogo com a família e aluno.

Os docentes precisaram de habilidades múltiplas para continuar oferecendo o aprendizado da melhor forma possível, mesmo à distância. Além disso, os estudantes também tiveram que ser estimulados de uma maneira diferente. Um dos maiores desafios da Alfabetização em tempos de pandemia é contar com a rotina, pois é preciso que ambas as partes entendam que ter tempo para este momento é necessário.

Embora algumas atividades sejam de extrema importância no lar, as aulas remotas podem não ser tão eficientes quanto as aulas presenciais. É preciso entender que cada aluno tem seu ritmo, tempo e dificuldades. Por isso, acompanhar o progresso, torna-se um problema. Mas com uma rotina de estudos, é possível perceber os avanços na escrita e na leitura.

A pandemia realmente dificultou a aprendizagem de alguns alunos, mas não dá para culpá-la por completo ao ter interrompido o progresso educacional da criança, pois os desafios da Alfabetização no ensino remoto são reais, porém alguns alunos apresentaram maior flexibilidade e adaptação ao novo e obtiveram desempenho satisfatório na superação das dificuldades socioemocionais.

Além dos professores que buscaram atualização para a melhor utilização dos recursos digitais, e em formação contínua para acompanhar as mudanças que a pandemia trouxe, é notório que a educação precisou ser repensada e reinventada em tempos difíceis. Dessa forma o corpo docente das escolas merecem todo respeito e homenagem por terem conseguido enfrentar a maioria dos desafios da melhor maneira possível.