Entenda a importância em participar dos grupos de pesquisa e conheça alguns que a Faculdade São Luís de França possui

Os grupos de pesquisa têm como objetivo desenvolver pesquisas científicas, de forma colaborativa e coletiva, a partir do compartilhamento de temas de estudo e de linhas de pesquisa. Para alcançarem seus objetivos, os participantes do grupo marcam reuniões, debatem temas, trabalham e interagem em um projeto em comum.

De forma geral, os resultados de um grupo de pesquisa são eventos, atividades, pesquisas, artigos, trabalhos, livros acadêmicos e científicos. Sem dúvidas, a participação em um grupo de pesquisa pode trazer grandes benefícios para a carreira acadêmica e profissional, pois é uma forma de poder conviver com outros pesquisadores e desenvolver habilidades diferentes dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

A Faculdade São Luís de França conta com diversos grupos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Saúde. No dia 31 de agosto as inscrições foram encerradas, mas quando as atividades dos grupos são iniciadas os participantes se reúnem e decidem a data para abrir novas vagas, por isso é importante ficar sempre de olho no portal da Faculdade.

Para participar basta procurar as coordenadoras de cada grupo e se informar sobre as datas de inscrição e os conteúdos. A assessora pedagógica da FSLF, Márcia Alves, diz que nesse momento inicial da criação dos grupos, só participam alunos e professores da instituição e que é uma ótima oportunidade para quem deseja crescer profissionalmente.  “Assim, alunos e professores terão a possibilidade de desenvolverem outras atividades que agregam a sua formação”, conta.

Tenha em mente que os grupos de pesquisa são espaços de trocas profissionais e que há certas responsabilidades a serem seguidas, como leituras, encontros e debates. Assegure-se de sua disponibilidade antes de se comprometer com uma atividade como essa. Seja um grupo de pesquisa de mestrado, seja um grupo de pesquisa de doutorado, participar de atividades voltadas à prática acadêmica é ótimo estímulo intelectual e produtivo.