Material de enfermagem: o que vou precisar na faculdade?

Ao iniciar ou escolher um curso um dos questionamentos que a maior parte dos alunos faz é sobre os investimentos que vão surgir, além da mensalidade. Quando falamos dos cursos na área da saúde, as dúvidas sobre sobre livros e equipamentos que serão adquiridos ao longo do curso são ainda maiores.

Por isso, hoje vamos mostrar quais os materiais que o estudante de enfermagem vai precisar ao longo do curso e falar um pouco sobre cada um:

– Aparelho medidor de pressão – aferir a pressão arterial do paciente é essencial para fazer a triagem e o direcionamento do atendimento. O aparelho medidor de pressão ou esfigmomanômetro pode ser do tipo manual ou digital. O manual tem a ajuda de um estetoscópio e traz maior grau de precisão.

– Termômetro clínico – termômetros são equipamentos fundamentais na Enfermagem, já que qualquer alteração na temperatura corporal das pessoas precisa ser avaliada e acompanhada de perto.

Oxímetro – o aparelho é utilizado para realizar o procedimento de oximetria de pulso arterial (OPA) fornece informações de relevância clínica sobre a saturação de oxigênio carreado pelas hemoglobinas presentes no sangue arterial e permite analisar a amplitude e a frequência de pulso.

– Garrote – também chamado de torniquete, esse dispositivo serve pra prender a circulação do sangue em determinada região do corpo.

– Tesoura sem ponta – para fazer curativos e lidar com outras tarefas comuns, os enfermeiros precisam ter uma tesoura sempre à mão.

– Estetoscópio – O estetoscópio é um aparelho utilizado por profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, para ampliar sons internos de seres humanos. Os modelos são diversos, e existem tipos diferentes para cada especialidade.