MENU
Menu Principal

Áreas que o profissional de Direito pode atuar sem precisar da OAB


às 13h40
Compartilhe:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma organização responsável por representar a classe dos advogados brasileiros, sendo regida pelo Estatuto da Advocacia e OAB. Entre as suas atribuições está a organização do Exame da Ordem Unificado, que autoriza os bacharéis em Direito a exercerem a profissão de advogado.

Entretanto nem todos os bacharéis em Direito conseguem passar no exame. Não obter sucesso na prova não significa que a graduação foi em vão. Existem diversas áreas que o profissional pode atuar sem precisar da tão requerida OAB. Veja a seguir quais são essas áreas:

Professor Acadêmico

É possível atuar ministrando aulas em faculdadesnas áreas como: Direito Empresarial, Penal, Civil, Ambiental, Administrativo, Constitucional, dentre outras. Para ser capacitado para essa ministração, é preciso realizar um mestrado,doutorado ou, preferencialmente, pós-doutorado na área desejada.

Nessa área acadêmica, ele poderá ainda buscar a especialização para ministrar aulas em cursos preparatórios para estudantes ou bacharéis que desejam realizar o exame da ordem ou concursos públicos.

Correspondente Jurídico

Ele nunca atuará como advogado no processo, mas poderá sob a supervisão de um profissional da área que obtiver a carteira da OAB, praticar todos os atos privativos de advogados. Essa é uma função benéfica para os Bacharéis que desejam estabelecer uma rotina profissional mais autônoma.

Jurista

O foco principal consiste em pesquisas e estudos no universo jurídico. Então, se adora pesquisar, analisar decisões jurisprudenciais de outros tribunais ou países, essa pode ser uma ótima oportunidade de carreira. Um Jurista pode ministrar palestras, escrever livros ou apostilas de apoio. Geralmente, ele se dedica a uma área específica do Direito, se tornando uma autoridade doutrinadora sobre aquela matéria.

Cargos Públicos

Além das áreas citadas acima, o Bacharel em Direito pode atuar no setor público.  Esses cargos são alcançados através de concursos e ocorrem nas esferas municipais, estaduais ou federal, ampliando assim as oportunidades para o profissional. Sendo alguns deles:

– Análise Judiciária

– Auditor da Receita Federal

– Consultor legislativo

– Defensoria Pública

– Delegado de Polícia

– Diplomata

– Escrivão da Polícia Militar

– Oficial de Justiça

– Oficial da Polícia Militar

– Promotor de Justiça

O curso de Direito proporciona uma área muito vasta no mercado de trabalho. Não é à toa que é um dos cursos mais procurados pelos brasileiros por conta do retorno financeiro satisfatório. Dessa forma, se você está em dúvida sobre fazer a graduação de Direito, saiba que é uma ótima opção e se a dedicação for colocada em primeiro lugar, serão colhidos bons frutos lá na frente.

Compartilhe: