Grade curricular de Nutrição: conheça mais sobre esse curso

A procura por profissionais de Nutrição tem aumentado por conta da preocupação das pessoas com a saúde e o bem-estar, principalmente em tempos pandêmicos onde a rotina de muitos ficou de cabeça para baixo.

Com essa alta demanda, a Nutrição também é um curso bem procurado por aqueles que desejam adentrar ao mercado da área. Então, se você é uma dessas pessoas, conheça algumas das matérias que serão abordadas durante a graduação.

Anatomia

É preciso ter grande conhecimento sobre a anatomia humana. Ossos, músculos, pele, órgãos, sangue são assuntos bastante debatidos na disciplina. Entender a construção e a estrutura de cada desses componentes é fundamental, já que todos são influenciados, entre outras coisas, pela alimentação.

A matéria é basicamente um aprofundamento das aulas de Ciências e Biologia, nas quais eram estudados os sistemas cardiovascular, digestivo, urinário, endócrino, muscular e nervoso. A diferença é que é possível ver tudo de forma um pouco mais detalhada e relacionada à nutrição.

Avaliação Nutricional

Ensina o estudante a analisar o estado nutricional do indivíduo, de modo a detectar necessidades alimentares ou descobrir seus excessos. Nela, são avaliados o consumo alimentar e as medidas corporais. Exames de sangue e laboratoriais também podem fazer parte.

Nas aulas, primeiro se estuda a teoria. Depois, o professor vem com casos clínicos. São histórias de pacientes (reais ou fictícios), para discussões e análises em sala de aula. A prática costuma ser feita em estágios profissionais, sempre supervisionados por professores.

Biologia Celular

Também conhecida por Citologia, essa é uma das principais matérias de Nutrição. É a partir das células que os órgãos, músculos, pele são construídos. Dessa forma, não há como não ter esse estudo no currículo.

Durante essa disciplina, nomes já vistos nos ensinos fundamental e médio, como membrana, citoplasma, núcleo, ribossomo, complexo de Golgi, mitocôndrias serão constantemente mencionados. As aulas são teóricas, mas é comum que haja, também, práticas em laboratório, com microscópio.

Bioquímica

Nas aulas são discutidos temas como carboidratos, gorduras e proteínas, além de conhecer suas fórmulas químicas. Essa parte tem importância imensa à graduação, pois oferece o conhecimento de como os nutrientes atuam no organismo.

Assim como as matérias já comentadas, existem as partes teórica e prática, que podem ser divididas em semestres diferentes. Não costuma ser das matérias mais fáceis, mas é útil para entender outras disciplinas que dependerão dela.

Composição de Alimentos

Os estudantes aprendem a classificação dos alimentos, sua composição química, valores energéticos, valores nutricionais, fontes de nutrientes e todos seus efeitos no organismo humano.

É possível entender a deterioração de alimentos, interações entre um e outro, além de suas restrições devido a patologias existentes. Uma pessoa com diabetes, por exemplo, precisa ter um plano alimentar especial, de modo a manter sua glicemia em nível normal.

Dietética

Está ligada a uma parte mais prática e dinâmica, pois nela o aluno precisará combinar alimentos, de modo a montar dietas, como para quem precisa diminuir gordura corporal ou para quem necessita tratar uma anemia, por exemplo.

Uma prática comum ocorre em uma espécie de laboratório-cozinha. Um exemplo seria os estudantes analisarem os tipos de leguminosas e observarem diferenças nutricionais e sabores em relação aos modos de cocção.

Durante os semestres haverá mais profundidade, além de outros conteúdos. Tenha em mente que é fundamental a dedicação desde o início, para que os conhecimentos te tornem um profissional diferenciado no mercado.