MENU
Menu Principal

Atuação do nutricionista no mercado de trabalho: conheça algumas curiosidades acerca da profissão


às 14h07
Compartilhe:

Dentro da profissão de nutricionista existem diversas áreas de atuação e, independentemente da escolha de um campo em que os profissionais escolheram com clareza, cada dia é mais um aprendizado.

Vivendo a profissão no dia a dia, o nutricionista passa a entender que seu trabalho envolve muito mais do que ele acreditava sobre o que se trata a área. Dessa forma, trouxemos alguns fatos que mostram a abrangência dessa área no mercado de trabalho. Confira:

Todas as áreas da Nutrição estão em evidência e com espaço no mercado

Antes se tinha uma noção simplista sobre a área, de que alimentos poderiam ser divididos entre os que engordam e os que emagrecem. Hoje é diferente, pois é cada vez mais clara a noção de que Nutrição está ligada à Medicina. São os nutrientes que promoverão as atividades básicas do organismo e cuidarão de seus processos, como antioxidantes, anti-inflamatórias etc. Um problema de saúde pode ser prevenido e controlado com uma alimentação correta, não apenas com remédios.

Todo nutricionista precisa saber trabalhar com pessoas

Assim como em todos os cursos da área da saúde, o nutricionista precisa saber como lidar com pessoas no seu trabalho. Isso pode parecer óbvio, mas quando o profissional se esquece disso, os resultados podem ser catastróficos para os seus pacientes, e até mesmo seu trabalho pode acabar sendo em vão.

O profissional precisa entender, escutar as histórias dos pacientes, entender seus gostos e respeitar seus costumes e limites na hora de preparar dietas e cardápios. Mais do que isso, o nutricionista precisa ter empatia e sensibilidade.

A nutrição é uma área maior do que muitos imaginam

Muitas pessoas imaginam o nutricionista apenas como um profissional de consultório, que é buscado por atletas e pessoas que querem emagrecer. 

Apesar de essa ser uma área de atuação muito específica, ela não consegue mostrar todos os campos em que a nutrição é presente. Alguns dos outros campos podem ser em gestão de UANs, saúde pública, hospitais, clínicas ou empresas que desenvolvem alimentos.

A carreira está em alta na mídia

O nutricionista é um dos profissionais mais procurados nas reportagens, especialmente naquelas que oferecem mais informações sobre determinados alimentos ou dietas. E esse tipo de matéria não para de crescer nos meios de comunicação.

Na internet é possível se deparar com alguns links repletos de Fake News sobre sobre proteínas, sal rosa do Himalaia, dieta paleolítica e etc, é nesse momento que cabe ao nutricionista acatar essa demanda e desmentir as informações erradas que só aumentam.

A procura por esses profissionais está cada vez maior

Alguns dos fatores que as pessoas mais procuram o profissional de Nutrição são a obesidade e outros distúrbios perigosos, como a anorexia e a bulimia. Em todos esses casos, o profissional de nutrição tem uma função importante, reestruturando a relação dessas pessoas com a comida.

Mas, o nutricionista não serve só para ser procurado em casos graves. A grande maioria da população tem algo a ser melhorado em sua alimentação, e a ajuda de um profissional nesses momentos é, muitas vezes, indispensável. 

Compartilhe: