MENU
Menu Principal

Administração financeira: entenda tudo sobre a área


às 14h11
Compartilhe:

Você sabe do que se trata a Administração financeira? Ela é uma das áreas mais importantes da Administração, seu conceito é definido como o gerenciamento dos recursos financeiros de um negócio. Empresas e organizações bem gerenciadas se desenvolvem melhor, conseguem recursos mais facilmente e garante aos proprietários de um negócio a maximização dos seus resultados.

O que faz a Administração Financeira?

Os administradores estudam para promover melhorias na gestão financeira das empresas que lidam com investimentos, fluxo de caixa, balanço patrimonial e outras práticas que asseguram o equilíbrio de suas finanças e a sua sustentabilidade no mercado, além de:

– Controlar o estoque e acompanhar o volume de vendas com o objetivo de melhorar o planejamento dos investimentos;

– Realizar conciliações bancárias para controlar o fluxo de caixa e evitar desperdícios;

– Definir preços e custos, mantendo o equilíbrio entre vendas e investimentos;

– Planejar todas as ações da empresa que envolvam finanças, entre outras.

Qual a importância em ter um administrador financeiro na empresa?

No mercado em que a competitividade cresce a cada dia, as falhas são cada vez menos toleradas. Portanto, preços competitivos e inovação são prioridades. É o setor administrativo financeiro quem assegura a expansão daquele local. 

Os novos investimentos advêm de uma boa saúde financeira. Uma empresa no negativo não consegue adquirir equipamentos nem apostar em inovações que necessitam de certo valor em caixa.

Atuação no mercado de trabalho

O futuro administrador financeiro encontra oportunidades em praticamente todos os segmentos e áreas, comércio ou indústrias. Além disso, adquire o conhecimento necessário para abrir e administrar a própria empresa.

A carreira em Administração Financeira

A carreira em Administração Financeira pode ser planejada ainda nos primeiros anos do curso. A base para uma boa atuação já começa a ser construída na graduação, onde o estudante tem acesso a várias disciplinas, como:

– Antropologia, Psicologia e Sociologia;

– Contabilidade e Estatística;

– Direito Empresarial;

– Empreendedorismo;

– Marketing e Recursos Humanos;

– Matemática Financeira;

– Pesquisa de Mercado;

– Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos;

– Tecnologia e Inovação.

Gostou de saber o que faz um administrador financeiro? Fique ligado no portal da Faculdade São Luís de França e confira muitos outros conteúdos sobre as carreiras dos mais diversos segmentos e várias curiosidades acadêmicas, profissionais e muito mais! 

Compartilhe: