MENU
Menu Principal

Home Office veio para ficar? Conheça as vantagens dessa modalidade e como manter a produtividade trabalhando em casa


às 21h25
Compartilhe:

Trabalhar de casa há alguns anos atrás era uma realidade limitada a poucas pessoas, realidade essa que mudou totalmente desde o início da pandemia tornando o Home Office uma solução viável para a manutenção das atividades de várias empresas.  

De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) no segundo semestre de 2020, 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de Home Office. Um dado que só comprova o quão expressiva foi essa adaptação necessária. Mas e agora? O Home Office permanece?

Ao que tudo indica a resposta é bem positiva. O Home Office passou a ser uma realidade na vida de muitos trabalhadores e em algumas situações sem perspectiva de retomar ao que era. Para quem gosta da nova modalidade, vários são os benefícios de se trabalhar em casa, como: maior independência, alimentação mais saudável, maior liberdade profissional, definição do próprio horário de trabalho, conforto, comodidade, redução do estresse entre vários outros.

Para as empresas, além da diminuição de custos com os espaços físicos, a mudança é positiva porque houve um aumento de produtividade. Dados coletados pela Gartner após diminuição das restrições preventivas revelam que 80% dos líderes de empresas planejam permitir que seus funcionários trabalhem remotamente por pelo menos parte do tempo e ainda e 47% permitirão que os funcionários trabalhem em casa em tempo integral.  E em mais uma pesquisa da PwC com 669 CEOs, 78% concordam que a colaboração remota veio para ficar por um longo prazo.

Se você está dentro dessa estatística, saiba que existem estratégias para deixar o Home Office ainda mais produtivo. Vamos lá!

Tenha um espaço reservado – uma das coisas mais importantes para a sua produtividade vai ser o ambiente onde você decidiu estar diariamente desenvolvendo suas funções. É importante que esse lugar seja reservado especificamente para isso, e que você tenha em mente que o desenvolvimento do seu trabalho depende disso. O espaço reservado garante que não haja interrupções de familiares e amigos durante o expediente de trabalho e evita distrações diversas.

Mantenha a disciplina – ter disciplina em casa e sem olhares de cobrança vai ser o principal requisito para se trabalhar de casa. Algumas pessoas não se adaptam a esse estilo por não saber lidar com a liberdade que o trabalho remoto traz. Aprenda a controlar seus horários e mantenha a responsabilidade de exercer suas atribuições em uma rotina de trabalho e disciplina em sua execução.

Conheça seus próprios limites – por estar em casa, você precisa ter esse domínio. Saber à hora de parar, de descansar, de relaxar ou simplesmente dar um tempinho para depois voltar às atividades sem prejuízo é imprescindível para a manutenção da produtividade. Aproveite a vantagem de estar em casa!

Mantenha a organização – a organização é outro fator determinante para o bom desempenho do trabalho em casa. Montar uma rotina e se organizar para a execução dela é basicamente a fórmula para o sucesso do profissional que trabalha no conforto da sua casa.

Compartilhe: