A inovação das metodologias ativas e o reflexo da sua aplicação

Metodologias ativas são práticas inovadoras cada vez mais valorizadas e estimuladas no meio educativo.  Seu principal objetivo é fazer do aluno o protagonista da própria aprendizagem, abordando diferentes práticas em sala de aula fazendo com que o aluno participe ativamente de sua jornada educativa.

A ideia é estimular uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino. A professora e psicopedagoga Drª Alana Vasconcelos fala da colaboração do educador nesse processo e como essa metodologia influencia no dia a dia do estudante. “Torna o estudante mais ativo na busca do conhecimento, mais crítico e responsável pelo seu aprender a partir do momento que, enquanto docente, propomos atividades reflexivas, com base em resolução de problemas, trabalho em equipe e desafios que simulam a realidade local, social”, explicou.

A metodologia ativa não é algo novo. Vários estudiosos já abordavam isso anos atrás, apesar de não utilizarem essa nomenclatura, especificamente, já relatavam a importância de uma aprendizagem em que o estudante fosse corresponsável no processo, que ele participasse ativamente e significativamente da sua aprendizagem.

As vantagens dessa metodologia na prática são inúmeras, mas a que mais se destaca e pode ser observada em longo prazo é a autonomia consciente do cidadão que é formado inserido nessa realidade. “… é contribuir com pessoas que serão cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos perante a sociedade e que estão aptos a transformá-la em um espaço mais justo, equânime e harmonioso para se viver”, declara Alana.

De acordo com a professora, ainda existe uma forte influência do ensino tradicional no sistema que choca com a aplicação da metodologia ativa. “Ainda vivemos uma educação arraigada em traços tradicionais, e o problema aqui não é a tendência tradicional ser aplicada, mas, sim, focar somente nela, tendo em vista que temos alunos com estilos de aprendizagens diferentes”, observa a professora.

Embora isso aconteça, a metodologia ativa é um caminho tangível e que já está sendo trilhado e que, além de formar cidadãos capacitados, formam pessoas mais preparadas para a vida. “Quando compreendemos que o ato de aprender não depende somente do professor, e que fazer com que o estudante participe ativamente do processo de aprendizagem é formar para a cidadania, estamos contribuindo não só com a formação de pessoas mais equilibradas emocionalmente”, finaliza.