Alunas do curso de Direito da FSLF têm seu trabalho publicado no Educon

As alunas do curso de direito da Faculdade São Luís de França, Milena Soares Menezes, Bianca Barreto Lira e Kesia Rosalva Soares Bezerra, tiveram seu artigo científico aprovado para os Anais do Eixo Temático 14 – Direito, Sociedade e Contemporaneidade do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (Educon).

Com o tema ‘Métodos alternativos de solução de conflitos no Direito Tributário’, o artigo foi uma produção conjunta das três alunas, na disciplina Direito Tributário – 2021.1 da FSLF, sob a supervisão do professor Yan Charlot.

Para o docente, a Pesquisa ocupa um papel central no desenvolvimento da sociedade. “Investigar significa buscar explicações para os fenômenos que nos cercam e novos conhecimentos. Portanto, o incentivo e o interesse dos alunos de Direito da Faculdade São Luís de França na produção acadêmica representam um elevado comprometimento com a construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, através da difusão do conhecimento científico. Tudo isso me deixa muito feliz e realizado enquanto professor orientador”, destacou Yan.

Sobre a importância da pesquisa científica, as alunas já aprenderam e contaram como estão realizadas diante da nova experiência, já que é a primeira vez que elas têm um trabalho publicado.“Foi um trabalho em equipe e eu diria que foi uma experiência única, até o momento! Exigiu esforço, disciplina, estudo e acima de tudo parceria. O tema foi muito atual e uma grande oportunidade de aprendizado. Ampliou minha visão e me inspirou a querer sempre mais. Mais conhecimento, mais estudo, de forma que eu possa aproveitar cada segundo até a formação acadêmica”, relatou a aluna Milena Soares Menezes, 6° período.

A aluna Bianca Barreto Lira, 6º período, também compartilha da mesma emoção e desejo de continuar se aprofundando nas pesquisas. “Foi um trabalho realizado em conjunto e sob a orientação do professor Yan. A experiência foi enriquecedora, pois me fez aprofundar em um tema tão atual, e ainda marcou meu primeiro contato com o Direito Tributário. Me senti orgulhosa em ter tido a publicação do meu primeiro trabalho e isso me impulsionou a viver a graduação com mais intensidade.Após perceber todo o resultado, e juntos chegarmos à conclusão da importância e da riqueza do conteúdo abordado no trabalho, me fez querer continuar com as publicações”, afirmou.

Kesia Rosalva Soares Bezerra, 7º período, também é novata na área de publicações e disse que pretende aproveitar mais oportunidades que a faculdade e a equipe de professores oferecem. “Foi um excelente trabalho em equipe. A experiência é marcante! Primeiramente, por suplantar o desafio de escrever um Artigo Científico com um tema atual e complexo como o ramo do Tributário. Mas, conforme a pesquisa foi avançando, foi possível reunir embasamento para uma escrita substancial. Sem dúvidas, o conhecimento por si só já nos leva de um lugar a outro. É um passo à frente. Ninguém que tenha contato com o conhecimento permanece com a mesma visão e foi isso que esta experiência nos trouxe. Ampliou a visão, aumentou a bagagem acadêmica e proporcionou mais aprendizado para a futura vida profissional”, destacou.

Educon

O Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, promovido há 15 anos pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem por objetivo promover o debate e a socialização do conhecimento produzido sobre grandes temas da Educação no Brasil e no mundo, sem perder de vista as diferentes perspectivas teóricas e políticas que estimulam pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de áreas afins.