Agora que a vacinação está adiantada, já podemos nos programar para alguns passeios mais elaborados. E que tal explorar um pouco mais o nosso estado e sem gastar muito? Conhecer mais sobre a 4ª cidade mais antiga do país é uma ótima pedida. São Cristóvão fica pertinho da capital sergipana, a apenas 25 quilômetros de distância, visitar o centro histórico da cidade é fazer um verdadeiro mergulho na história do Brasil através do seu valioso conjunto arquitetônico.
São Cristóvão possui diversas igrejas e museus tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A Praça de São Francisco, praça principal e cartão de visitas da cidade, foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco.
Uma coisa legal da visita é que os pontos turísticos ficam próximos, todos na parte alta da cidade, então em um passeio a pé é possível conhecer tudo. Então coloque um tênis confortável e siga nossas dicas!
Praça de São Francisco
A Praça foi fundada junto com a cidade em 1607, e seu entorno possui edificações construídas entre os séculos XVII e XIX. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, ela está rodeada por construções importantes, com ricos detalhes da arquitetura barroca.
Igreja e Convento de São Francisco
Fundado em 1693, a Igreja e o Convento de São Francisco são patrimônio mundial da Unesco desde 2010, sendo o único exemplar no Brasil erguido a partir das regras da Ordenações Filipinas (União Ibérica 1580-1640).
Museu de Arte Sacra de Sergipe
O Museu é um dos mais importantes do Brasil nesse tipo de acervo e guarda obras do século XVII ao XX. Nos dois pisos do prédio, os visitantes podem contemplar altares em madeira e ouro, imagens articuladas, móveis, artefatos antigos e a capela do convento, aberta somente em datas religiosas específicas.
Casa do Folclore
é um ótimo local para conhecer melhor a cultura sergipana. Artesanato, roupas, festas típicas e personagens sergipanos podem ser conhecidos com uma visita ao local.
Museu Histórico de Sergipe
O Museu Histórico de Sergipe funciona em um Palácio Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou em 1860. No museu há exposição de cofres, peças de mobiliário, cadeiras feitas com ossos de baleia e diversas obras de artistas sergipanos.
Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe
Criado no ano de 1969, inicialmente ele funcionava na capital, sendo transferido para São Cristóvão em 2012. O acervo possui diversas armas, fardamentos, equipamentos e documentos da Polícia Militar.
Casa das Queijada
Se você gosta de um bom doce, não pode ficar sem visitar a Casa das Queijadas. Lá você encontra essa iguaria que é tradição há mais de 200 anos na cidade de São Cristóvão. A receita dessa delícia foi trazida pelos portugueses, mas adaptada pelos escravos foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe por meio de um decreto, em 2011.