MENU
Menu Principal

A importância da oratória e como melhorar sua comunicação


às 00h00
Compartilhe:

Ter uma boa oratória é a habilidade de falar em público de forma clara e expressiva sem dificuldades. A objetividade na fala e a capacidade de influenciar as pessoas com um discurso, são os cargos chefes de uma boa oratória em qualquer situação.

Independente do segmento da sua vida, saber se comunicar com clareza e objetividade é fundamental. A boa comunicação é o caminho mais prático para desenvolver bons relacionamentos, entretanto, é, principalmente, para quem quer ser ouvido que a aplicação da oratória vai ter sua importância.

Dominar a oratória é garantir uma presença confiante e persuasiva com um discurso eloqüente, mas que se faça entender. É envolver as pessoas com o conteúdo que quer transmitir sem ser insistente. É ter o traquejo de tornar um conteúdo chato em uma conversa atrativa, e tudo isso sem forçar.

Diferentemente do que muitos podem achar, falar bem em público não é um dom ou talento inato, e assim como o desenvolvimento de uma boa escrita, leitura e interpretação, a comunicação da expressão em público também pode ser trabalhada e aprimorada.

Dicas simples para melhorar a oratória:

·         Preparar o discurso e a apresentação

·         Treinar e falar diante do espelho

·         Estudar a respiração

·         Trabalhar a dicção e a postura da voz

·         Dar atenção aos movimentos e dominar a linguagem corporal

Além dessas dicas básicas, para quem quer dominar a oratória, existem diversos cursos, técnicas e materiais que podem ajudar e de forma ainda mais efetiva, seja com aulas em grupo ou treinos individuais. E se você é uma pessoa tímida ou está com receio de tentar, começar sozinho pode ser um grande passo.

Compartilhe: