Escolha profissional: veja o papel dos pais nesse processo

O momento de escolher a profissão ou carreira que vai seguir é uma etapa da vida dos jovens que provoca muitas dúvidas e angústias. No meio desse período turbulento estão os pais, que têm um papel importante e devem acompanhar de perto, mas no sentido de orientar e não de impor suas escolhas ou expectativas.

Alguns filhos optam por seguir os mesmos caminhos profissionais de seus pais, mas isto sempre deve ser por vontade própria e não por pressão.

Neste sentido, cabe aos pais tomar atitudes que evitem este tipo de pressão, permitindo que o próprio jovem, descubra as suas preferências propiciando a ele, inclusive, seu autoconhecimento. Não quer dizer que os pais não devem acompanhar de perto esse momento, mas existem maneiras de se fazer presente sem impor suas próprias vontades.

Veja algumas formas dos pais ajudarem nesse processo:

1 – Estimule seu filho a manter contato com profissionais das áreas que ele mais gosta, de modo que facilite a convivência dele com algumas profissões;

2 – Procure estar informado sobre atualizações e mudanças do mercado de trabalho e compartilhe com seu filho, mas lembre-se, sem pressão!

3 – Erros e mudanças fazem parte da vida, portanto, a escolha da profissão ainda na juventude não precisa ser uma certeza absoluta. Transmita segurança , deixando claro que mudar de faculdade e de rumo profissional, são situações que podem ocorrer;

4 – Esteja presente com  o intuito de apoiar, aconselhar e impulsionar, o adolescente pode se sentir mais seguro ao explorar as possibilidades e, assim, fazer sua escolha de forma consciente.