MENU
Menu Principal

10 dicas de como se preparar para o ingresso na faculdade


às 14h55
Compartilhe:

O ingresso na faculdade é a meta da maioria dos estudantes, e, para isso, se preparam a maior parte de suas vidas para as seleções. Estudar em casa ou fazer cursinhos preparatórios são as alternativas para quem está concluindo o ensino médio ou para quem decidiu se preparar um pouco mais para prestar os exames, mas mesmo para quem tem seus estudos supervisionados, uma rotina organizada em benefício desse objetivo faz toda a diferença nos resultados finais.

Para aumentar a produtividade na hora de aprender, segue algumas dicas para estudar com qualidade:

Organize seu espaço de estudo –
Não é nenhuma novidade que reservar um espaço para esse objetivo aumenta e muito seu rendimento. Isso acontece porque quando se separa um ambiente para essa finalidade, esse espaço será pensado e organizado sem nenhum tipo de distração que possa mudar seu foco. Dica fundamental seja para qualquer objetivo que necessite da sua concentração.

Estabeleça horários fixos –
Essa dica tem o mesmo peso da anterior. Estabelecer horários fixos cria uma rotina, e o progresso da aprendizagem com qualidade está na constância. Além de te ajudar com a sua disciplina, fica muito mais fácil se acostumar a estudar sozinho quando você mesmo determina quando e como isso vai acontecer, dentro da sua disponibilidade e sem causar prejuízo a outras atividades.

Desenvolva um cronograma de estudos –
A organização é a chave para o progresso, e planejar seus estudos antes de começar é algo lógico. Mapear suas necessidades, fraquezas e prioridades vai te dar um norte para investir tempo onde você mais precisa. Seu cronograma será seu mapa, e após desenvolvê-lo é só seguir suas próprias coordenadas. Maior rendimento em menos tempo!

Pratique em exames antigos –
Nada melhor do que se familiarizar com os desafios e ter referências experienciais sobre uma situação que influenciará tanto na sua vida. Procure estudar e conhecer provas que já foram aplicadas para entender melhor a dinâmica do processo e a sua desenvoltura nele. 

Organize grupos de estudo com amigos –
Pelo menos uma ou duas vezes no mês se reúna com pessoas que têm o mesmo objetivo. Uma das formas mais eficientes de absorver um assunto é falando sobre ele, discutindo. Além desse benefício, entender outros pontos de vista é um ótimo exercício para ampliar suas perspectivas. É uma ótima oportunidade para aprender mais e de uma forma mais descontraída.

Analise seu progresso –
Uma vez por mês tente parar somente para avaliar como está o seu progresso. Analise seus resultados nos exames feitos, compare suas pontuações, seu tempo de prova e aproveite o momento para entender se conseguiu compensar seus pontos fracos. É o seu momento de reorganizar suas fraquezas e comemorar seu progresso.

Faça pausas regulares –
Mesmo estando dentro dos horários fixos já estabelecidos, sempre que precisar se dê um tempo. Isso é necessário por questões físicas, e principalmente mentais. Nem todos os dias você vai acordar disposto a dar seu 100%, não precisa se culpar por isso é totalmente normal! Faça isso sem culpa e depois volte aos estudos.

Se mantenha saudável –
Beba bastante água, alimente-se bem, durma nos horários corretos e tire um tempo para se divertir. Tudo é equilíbrio!

Mantenha-se motivado –
Você precisa ser o seu próprio incentivador e lembrar os motivos que te fizeram chegar aonde chegou. Lembre-se que isso é só uma preparação para tudo que foi planejado e mantenha o foco!

Não extrapole seus limites –
Todo mundo costuma se cobrar bastante quando está se preparando para as seleções, mas é importante lembrar que a cobrança só é saudável quando serve para balizar sua disciplina. Respeite sempre o seu tempo e o seu progresso. E bom desempenho!

Compartilhe: