Educação 4.0: saiba o que é e como revoluciona o aprendizado

A Educação 4.0 é basicamente a junção do aprendizado tradicional com a implementação de abordagens mais tecnológicas nas salas de aula. O termo está relacionado com a Revolução 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que faz referência a avanços através da evolução dos recursos tecnológicos.

Na sua nova versão, a educação se alinha às expectativas do aluno do século 21 com a implementação de tecnologias e dinâmicas mais atuais, que desafiam e estimulam sem causar prejuízo ao aprendizado.

Essa nova proposta entra em contraste com o ensino tradicional de giz, lousa, carteiras alinhadas e a figura do professor como agente central no processo de aprendizagem.  A Educação 4.0 tem como premissa propor no processo de aprendizagem educacional algo mais experiencial, envolvente, atual e com metodologias ativas.

Com a pandemia ficou muito fácil enxergar exemplos claros da implementação da Educação 4.0 na realidade da maioria dos alunos. O ensino híbrido é uma dessas inovações, e que já é realidade no dia a dia dos estudantes, mas caminhando para a normalidade. Graças a essa opção que o ensino superior, por exemplo, deu continuidade e já preparando os alunos para esse novo espaço de aprendizagem, que agora pode ser qualquer espaço.

Para que isso possa acontecer, além das circunstâncias, as instituições precisam estar preparadas para essa mudança. Além de um alto investimento em tecnologia, os professores precisam estar preparados para uma nova dinâmica em sala de aula, e até fora dela, já que esse formato não limita a sala de aula às paredes de uma instituição.Mais autonomia, mais praticidade e dinamismo, e o mais importante: maior rendimento do aluno que agora é o principal agente no seu próprio processo de aprendizagem. O resultado é a formação de alunos mais preparados para a sociedade e para a vida como um todo. Pessoas com pensamentos críticos mais desenvolvidos, emocionalmente mais estáveis e profissionais ainda mais capacitados inseridos no mercado de trabalho.