MENU
Menu Principal

Destrinchando o Direito: Direito Civil


às 18h39
Compartilhe:

O Direito é um curso com muitas possibilidades de áreas de atuação, no entanto, para ter uma carreira de sucesso é necessário escolher uma área de atuação para se especializar. Afinal, não é possível dominar as especificidades de todas elas.

Se você se interessa pelas relações privadas, o Direito Civil pode ser uma excelente opção, uma vez que ele regulamenta grande parte das relações sociais mais corriqueiras. Por isso, o profissional que opta por especializar-se nessa área tem um vasto campo de atuação.

1 – Direito da Família – o advogado que atua nessa área cuida das questões jurídicas dos casos envolvendo questões de família, mas também precisa ter a sensibilidade para entender os aspectos emocionais presentes em cada situação, auxiliando seus clientes a tomarem atitudes e decisões corretas e pautadas na lei.

2 – Direito das Obrigações – essa área do Direito Civil regulamenta as relações jurídicas transitórias, existente entre um credor e um sujeito devedor, que tem como objeto uma prestação pessoal econômica, garantida pelo patrimônio do devedor.

3 – Direito Contratual – é essencial para o desenvolvimento das relações sociais e econômicas, o Direito contratual é parte do Direito Civil e foca na formação e efeito dos contratos. 

4 – Direito das Sucessões – quando se fala em sucessão refere-se a uma situação de substituição de uma pessoa por outra, assumindo assim seus direitos e obrigações, podendo ser entre pessoas vivas ou mortas. Portanto, o Direito assume dois tipos de sucessão: inter vivo ou causa mortis.

5 – Direito das Empresas – O advogado empresarial, de forma geral, atua assessorando empresas no âmbito jurídico extrajudicial e judicial. 

6 – Direito das Coisas – a doutrina classifica os direitos patrimoniais e pessoais (Direitos das Obrigações, de Família, de Sucessão, das Empresas e Contratual) e reais (Direito das Coisas), este último abarca o Direito das Coisas, isto é, a relação do homem com os bens corpóreos ou incorpóreos que têm valor econômico.

Compartilhe: