Professora da FSLF fala dos desafios da profissão no pós-pandemia

No mês de outubro comemoramos o Dia do Professor, mas além de homenagear aqueles que exercem essa profissão essencial para a sociedade, também é momento de falar um pouco sobre os desafios enfrentados e as tendências para quem deseja se dedicar à profissão.

Conversamos com a professora da Faculdade São Luís de França, Guadalupe de Moraes, que há 23 anos lecionando, falou sobre esse momento da educação no retorno após mais de um ano de ensino online. “Creio que o grande desafio para os profissionais que trabalham em sala de aula é retomar as atividades laborais, de modo a tentar minimizar os impactos negativos na educação, de maneira geral, causados pela pandemia”. destacou.

Apesar das consequências negativas trazidas pela pandemia no âmbito educacional, principalmente relacionadas às desigualdades, a professora destaca pontos positivos que foram revelados ao longo desse período. “ A pandemia mostrou que o professor consegue superar os desafios. Além disso, demonstrou a necessidade do professor para os alunos, família e a sociedade. Pudemos perceber a importância da Educação para o crescimento social”, afirmou.

Para Guadalupe, o grande desafio imposto pela pandemia para os docentes foi o uso da tecnologia, que na verdade já existia, mas era usada por uma pequena parcela. “Na maioria das escolas públicas, a exemplo, ainda pouco se usava recursos tecnológicos para melhoria da aprendizagem com frequência em sala de aula. Salvo alguns projetos e incentivos. A pandemia mudou esse cenário e forçou que o trabalho do professor fosse diretamente ligado à tecnologia. Por isso, acredito que os recursos tecnológicos chegaram para ficar “, declarou.

Futuro

A profissional da educação acredita que os professores passaram no teste de adaptação, inovação e superação dos desafios nesse período de pandemia. “A profissão tende a permanecer como uma das grandes profissões. Os professores mostraram como são determinados, criativos e necessários”.

Para o profissional que deseja trabalhar com ensino, principalmente no pós- pandemia, Guadalupe deixa uma mensagem. “O professor que deseja executar um trabalho com excelência, deve ser engajado, criativo, curioso, ético, motivador, determinado e comprometido. Deve encarar os desafios como aprendizados para o seu crescimento pessoal e profissional”, finalizou.