MENU
Menu Principal

Dia do Nordestino: conheça algumas tradições culturais de Sergipe


às 17h46
Compartilhe:

Oito de outubro é dia de celebrar toda a diversidade da cultura do nosso Nordeste. O Dia do Nordestino foi criado em 2009 pela Câmara Municipal de São Paulo, como forma de homenagear os nove estados da região mais acolhedora e deslumbrante do nosso país.

Aqui em Sergipe, manifestações culturais não faltam. Nosso estado é rico em cultura popular, seu artesanato, religiosidade, costumes, comidas, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas são fortes características da cultura.

Para mostrar um pouco da nossa riqueza, separamos algumas das manifestações culturais mais conhecidas do nosso estado.

1 – Lambe Sujo x Caboclinho

Essa é uma das festas mais tradicionais de Sergipe e acontece na cidade histórica de Laranjeiras, sempre no segundo domingo do mês de outubro.  Na festa os moradores da cidade se vestem como negros e indígenas e saem em cortejo homenageando à resistência dos negros escravizados na região que lutavam por sua liberdade.

Os lambe sujos são pintados com uma solução de mel de cabaú extraído da cana de açúcar com pó xadrez preto. Usam bermuda e gorro de flanela vermelha e são guiados por um príncipe e pelo rei do quilombo. Já os Caboclinhos usam cocar na cabeça e pintam a pele de vermelho, eles representam os povos originários contratados pelos donos dos engenhos de açúcar para recapturar negros escravizados que fugiam.

2 – Reisado

O Reisado se instalou em Sergipe no período colonial. É uma dança que comemora o nascimento do menino Jesus e presta homenagens aos reis magos. O reisado, que já foi uma tradição natalina, hoje é comemorado e dançando em qualquer época do ano. Faz parte de suas características o uso de trajes de cores fortes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos. 

3 – Barco de Fogo

O São João é uma festa típica de todo o estado, mas em estância ganha um toque especial com a tradição do Barco de Fogo, que é um artefato típico criado por pelo fogueteiro Antônio Francisco da Silva Cardoso, conhecido popularmente como Chico Surdo, por volta do final dos anos 1930. A ideia de Chico era criar um barco que não precisasse de água para flutuar, então ele construiu um barco de papelão grosso movimentando dois foguetes que deslizavam sob um arame preso em dois mastros. Em 2003 o barco de fogo se tornou patrimônio cultural imemorial de Sergipe e desde então a cidade de Estância ficou conhecida como a capital brasileira do barco de fogo.

4 – São João

Falar da cultura sergipana, sem lembrar dos festejos juninos não pode. Sergipe é o país do forró e essa é a festa mais aguardada por todos os sergipanos. Durante todo mês de junho não falta um forró nos quatro cantos do estado, clima que movimenta todos os setores e aquece a economia. Além de muita música, as festas que homenageiam os santos juninos também trazem muitas tradições. São comidas típicas, simpatias e diversas manifestações culturais e religiosas envolvidas neste período.

5 – Festa dos Caretas

Realizada na cidade de Ribeirópolis, acontece sempre uma semana antes do carnaval. No cortejo os participantes usam máscaras logo ao amanhecer e saem acompanhados de uma banda de pífano, fazendo a alegria dos foliões . O festejo se tornou patrimônio cultural e imaterial de Sergipe.

Compartilhe: